RJ em Foco

Saiba quem é o vereador do PL preso na operação 'Muro de favores' por ajudar o TCP

Ação desta terça-feira mira o coração logístico e financeiro da facção que atua na Baixada Fluminense

Agência O Globo - 25/11/2025
Saiba quem é o vereador do PL preso na operação 'Muro de favores' por ajudar o TCP
Ernane Aleixo (PL) - Foto: Reprodução / Instagram

O vereador Ernane Aleixo (PL), de São João de Meriti, foi preso na manhã desta terça-feira da Polícia Civil. Em seu quinto mandato e reeleito em 2024 com 6.720 votos, Aleixo é apontado pelos investigadores como parte do braço político do Terceiro Comando Puro (TCP) na Baixada Fluminense. Segundo a corporação, ele oferecia suporte logístico, material para instalação de barricadas e até vagas de nomeação a criminosos da facção em troca de apoio político.

Vereador preso em operação contra o TCP

Operação contra o TCP na Baixada revela elo político da facção;

A ação desta terça-feira cumpre oito mandados de prisão e 36 de busca e apreensão. Até o momento, cinco pessoas foram presas, entre elas o vereador e Luciana Adelia Theofilo, apontada como mulher de Marlon Henrique da Silva, o Pagodeiro — braço direito de “Genaro”, líder do TCP na região.

A rede de favores: maquinário, cargos e orientação para barricadas

De acordo com as investigações da DCOC-LD, Aleixo integrava uma rede de “favores” que atendia aos interesses do tráfico em comunidades da Baixada. Trocou áudios e mensagens com o criminoso conhecido como Pagodeiro, nas quais:

negocia o envio de maquinário, aparentemente da prefeitura, para “rasgar” ruas onde seriam erguidas barricadas;

oferece um martelete para facilitar a obra criminosa;

chega a disponibilizar vagas de emprego em hospital para pessoas indicadas pelo traficante;

orienta onde a barricada deveria ser instalada.

— Há uma conversa clara em que o cliente pede uma retroescavadeira para rasgar a rua. O agente público afirma que não pode ceder a escavadeira, mas que pode ceder martelete para que ocorra —detalhou o delegado Vinicius Miranda, responsável pela investigação.

Segundo ele, a apuração revelou três núcleos no esquema: o do tráfico, o da lavagem de dinheiro e um terceiro, que chamou atenção dos investigadores por envolver diretamente a estrutura política local.

— Desde o agente público oferecendo ao traficante cargos em hospital público, desde que ele o apoie… ‘eu cedo cargos para você, desde que você, que tem o poder da força na comunidade, fale bem de mim para que as pessoas votem em mim’. O que assusta ainda mais é a possibilidade de que bens públicos, adquiridos com o dinheiro do povo, sejam utilizados para ferir o povo. […] Ele é utilizado para prejudicar o povo na construção de barricadas — afirmou Miranda.

Em outro trecho citado pelo delegado, o vereador sugere o ponto exato da instalação:

— O agente público solicita que a barricada seja um pouquinho mais para trás, comprovando essa relação promíscua de intimidade.

O delegado também mencionou um áudio atribuído a Pagodeiro, no qual o criminoso narra a morte de dois rivais e de uma mulher inocente, em novembro de 2023.

Além disso, a investigação aponta que Pagodeiro, o irmão dele — preso nesta terça — e outros comparsas praticavam extorsão de comerciantes e ampliavam barricadas “até onde conseguissem”.

Quem é Ernane Aleixo

No site da Câmara Municipal de São João de Meriti, o vereador se apresenta como “um homem íntegro, honesto e cumpridor dos seus deveres”. Ele está no Legislativo municipal desde 2008 e já se reelegeu sucessivas vezes.

Segundo a própria biografia, sua atuação se concentra em assistência social, recuperação de vias e manutenção de praças públicas. Ele é filiado ao PL, mesmo partido do governador Cláudio Castro.

Barricadas:

'Quem botar de volta vai receber, no dia seguinte, uma visita do Bope e da Core',

Em janeiro, ao assumir o quinto mandato, publicou nas redes sociais:

“Ontem, meu coração transbordou de alegria e gratidão ao assumir, mais uma vez, o compromisso de representar cada cidadão de São João de Meriti no meu 5º mandato como vereador deste município tão querido.”

A operação ‘Muro de Favores’

A ofensiva policial busca desarticular uma estrutura criminosa do TCP que atua em comunidades como Trio de Ouro, em São João de Meriti, e Guacha e Santa Tereza, em Belford Roxo.

A facção mesclava tráfico de drogas, homicídios, extorsão, lavagem de dinheiro e uso de armas de fogo de uso restrito. Segundo a investigação, Pagodeiro chegou a confessar ter matado três pessoas, entre elas uma mulher, durante confronto em novembro de 2023.

A operação integra a estratégia Barricada Zero, que vem desmontando bloqueios erguidos pelo crime para restringir o acesso da polícia e de serviços essenciais. Mensagens atribuídas a bandidos mostram que parte das barricadas chegou a ser removida por traficantes para evitar ações das forças de segurança.

Procurada, a defesa do vereador disse que adotará medidas cabíveis para revogação da prisão preventiva, que considera ser injusta. Abaixo, a íntegra da nota enviada pelos advogados do parlamentar.

"Esclarecermos aos munícipes de São João de Meriti, em especial aos colaboradores, que estão sendo disseminadas ilações sem fundamento, com claro objetivo de desconstruir a reputação do vereador Ernane Aleixo perante a sociedade meritiense.

O vereador Ernane Aleixo sempre exerceu o seu mandato com responsabilidade, transparência e compromisso com o desenvolvimento da nossa cidade e com cada cidadão que aqui vive.

A defesa do vereador já se habilitou nos autos e adotará todas as medidas cabíveis para a revogação da prisão preventiva, que é considerada, claramente, injusta, e que apenas contribuiu para tentar macular a sua imagem pública.

Reafirmamos nossa confiança na Justiça e seguimos à disposição para quaisquer esclarecimentos."