RJ em Foco
Governador aciona Bope e Core após ataque a servidor público na Mangueirinha
Forças especiais atuam em Duque de Caxias após atentado durante Operação Barricada Zero
O governador Cláudio Castro determinou o envio de equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) ao Complexo da Mangueirinha, em Duque de Caxias, nesta terça-feira (data), em resposta a ataques de criminosos na região. No fim da manhã, um funcionário da Prefeitura de Caxias foi baleado enquanto trabalhava na remoção de barricadas, e dois ônibus da Viação Santo Antônio foram sequestrados e atravessados em uma das vias locais.
— A operação estava em andamento quando efetuaram um disparo a esmo do alto da comunidade. Infelizmente, o tiro atingiu esse servidor, que foi prontamente socorrido. Imediatamente providenciamos a resposta, com o Bope atuando na localidade — explicou o subsecretário-geral da Polícia Militar, coronel Luciano Carvalho de Souza.
De acordo com o deputado estadual Marcelo Dino (União), que acompanhava a ação no município da Baixada Fluminense, o ataque teria sido uma retaliação de criminosos à operação policial.
Mário Barreto Rosa Junior, de 46 anos, auxiliava na retirada das barricadas, serviço acompanhado por policiais do 15º BPM (Duque de Caxias), quando foi atingido por um disparo feito por traficantes. A bala atravessou o vidro da retroescavadeira e atingiu a vítima na clavícula, enquanto ele operava a máquina.
O servidor foi socorrido e levado ao Hospital Municipal Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC), em Duque de Caxias. Após o primeiro atendimento, foi transferido para o Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (Hmapn), onde passou por tomografia e avaliação das equipes de neurocirurgia e ortopedia.
Em razão dos episódios, o trânsito permanece intenso no entorno da comunidade no início da tarde. A operação segue em andamento e, até o momento, o balanço parcial aponta para a retirada de 210 toneladas de barricadas, além de sete pessoas presas — sendo quatro na Mangueirinha — e apreensão de quatro pistolas.
Operação Barricada Zero
A mobilização inclui a remoção de materiais remanescentes, concretamento de trechos ainda não finalizados e monitoramento constante das vias para evitar que organizações criminosas reinstalem bloqueios.
No primeiro dia da operação, realizado na segunda-feira, foram retiradas 593 toneladas de barricadas, incluindo estruturas de concreto, entulho, pneus, madeira, pedras e outros materiais utilizados para impedir a circulação de moradores, o acesso de serviços essenciais e a atuação policial.
Coordenada pelo Gabinete de Segurança Institucional, a Operação Barricada Zero reúne as secretarias estaduais de Habitação; Infraestrutura e Obras; Ambiente e Sustentabilidade; Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento; e Cidades. Os órgãos utilizam retroescavadeiras, rompedores, caminhões basculantes, betoneiras, maçaricos, motosserras e equipes técnicas para remover bloqueios e impedir sua reinstalação. As prefeituras apoiam com serviços de limpeza urbana e ordenamento viário.
O governador Cláudio Castro afirmou que a iniciativa busca enfraquecer facções criminosas que utilizam barricadas para controlar a circulação e intimidar moradores das comunidades.
— Esse é mais um passo para enfraquecer as facções criminosas, que vêm impondo poder para amedrontar os moradores. A população não pode continuar refém da bandidagem. O primeiro dia de operação foi muito proveitoso, e seguiremos firmes. Enquanto houver criminoso tentando dominar território, haverá governo atuando para desmontá-lo — declarou Castro.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil