RJ em Foco
STF forma maioria para rejeitar habeas corpus que pedia novo julgamento para Marcinho VP
Defesa pretendia restabelecer mecanismo de nova análise para casos com penas superiores a 20 anos
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para rejeitar o habeas corpus apresentado pela defesa de Márcio Santos Nepomuceno, conhecido como Marcinho VP, apontado como líder da facção criminosa Comando Vermelho. O pedido buscava restabelecer o antigo mecanismo que permitia solicitar novo julgamento em casos de penas superiores a 20 anos, conhecido como protesto por novo júri, extinto em 2008.
O relator, ministro André Mendonça, argumentou que o pedido não poderia ser analisado pelo STF, pois não houve decisão colegiada do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre o tema — condição essencial para que o Supremo examine esse tipo de habeas corpus. Segundo Mendonça, a defesa tentou "queimar etapas", levando a discussão diretamente ao STF sem esgotar as instâncias inferiores.
"A concessão da ordem de ofício é providência excepcional, a ser implementada somente quando constatada flagrante ilegalidade, abuso de poder ou mesmo teratologia na decisão impugnada. Da análise das peças que instruem a impetração, no entanto, não vislumbro situação a autorizá-la", destacou o ministro. Ele foi acompanhado pelos colegas Nunes Marques e Dias Toffoli.
Com a maioria formada, o STF manteve a decisão de negar o pedido da defesa e reafirmou que o antigo recurso para solicitar novo julgamento não pode ser restabelecido.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico