RJ em Foco
Operação contra o TCP na Baixada revela elo político da facção; vereador está entre os alvos
Polícia Civil cumpre oito mandados de prisão e 36 de busca e apreensão em ação que mira conexões entre criminosos e agentes públicos
A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, nesta terça-feira, uma operação para desarticular a estrutura criminosa do Terceiro Comando Puro (TCP), que atua na Baixada Fluminense. Agentes estão nas ruas para cumprir oito mandados de prisão e 36 de busca e apreensão.
Segundo as investigações, a logística e o financiamento da facção contam com o apoio direto de agentes políticos da região. Esses agentes participavam de uma “rede de favores”, oferecendo suporte logístico e operacional ao grupo em troca de vantagens financeiras e eleitorais.
Entre os alvos da operação está o vereador Ernane Aleixo (PL), de São João de Meriti. De acordo com a polícia, áudios e mensagens indicam que o parlamentar forneceu materiais e apoio para a construção de barricadas, além de negociar nomeações em troca de apoio político.
Denominada “Muro de Favores”, a operação busca desarticular esquemas de tráfico de drogas, extorsão, homicídios e corrupção política na Baixada Fluminense. A ação é conduzida pela Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD), em integração com a Operação Barricada Zero.
As investigações revelaram uma estrutura criminosa complexa vinculada ao TCP, com atuação especialmente nas comunidades Trio de Ouro (São João de Meriti), Guacha e Santa Tereza (Belford Roxo).
De acordo com a polícia, o grupo atua no tráfico de drogas, homicídios, extorsão qualificada de comerciantes e lavagem de dinheiro, utilizando armas de fogo de uso restrito.
O núcleo investigado era liderado por Marlon Henrique da Silva, conhecido como “Pagodeiro”, apontado como braço-direito de Geonário Fernandes Pereira Moreno, o “Genaro”, líder do TCP na região. Conforme as investigações, “Pagodeiro” confessou ter assassinado três pessoas, incluindo uma mulher, durante confronto com uma facção rival em novembro de 2023.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil