RJ em Foco
Bioplástico, hidrante corporal e potencial das algas marinhas: projeto da UFRJ leva tecnologias sustentáveis para o Green Rio, na Marina da Glória
Estará em exibição a obra “Sistema Flutuante: A~MARLab”, um laboratório flutuante para monitoramento de águas poluídas da Baía de Guanabara
A InovaUFRJ, Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, leva ao Green Rio 2025, nos dias 27, 28 e 29 de novembro, na Marina da Glória, Zona Sul do Rio, uma seleção de projetos que combinam ciência, tecnologia e sustentabilidade. Entre os destaques, dois exploram o potencial das algas marinhas: o Aquário de Algas, desenvolvido pelo Centro de Estudos de Produtos de Algas (CEPA/UFRJ), coordenado pela professora Ana Lúcia Vendramini; e algumas tecnologias, como o bioplástico sustentável, o suplemento alimentar para pets, o hidratante corporal e o totem de algas produzidos a partir de macro e microalgas cultivadas em diferentes escalas, da Professora Anita Valle, coordenadora do Laboratório de Bioquímica e Biotecnologia de Algas – LBBAlgas.
Novas regras para aprovação:
'Doe Vida':
Também estarão em exibição a obra “Sistema Flutuante: A~MARLab”, um laboratório flutuante para monitoramento de águas poluídas da Baía de Guanabara, sob a coordenação do professor Guto Nóbrega, e um barco movido a energia solar, projetado para competir em rallys nacionais e internacionais de eficiência energética, do professor Mauricio Aguilar Nepomuceno de Oliveira.
— Participar do Green Rio com projetos que unem ciência, tecnologia e sustentabilidade reafirma o papel da UFRJ como universidade pública comprometida com soluções para os grandes desafios ambientais do país. A InovaUFRJ mostra, mais uma vez, que nossa produção científica é capaz de gerar impacto real, seja no fortalecimento da economia verde, na recuperação da Baía de Guanabara ou no desenvolvimento de novas tecnologias limpas — diz Roberto Medronho, reitor da UFRJ.
O CEPA atua no fortalecimento da cadeia produtiva de algas, oferecendo pesquisa aplicada e suporte técnico em todas as etapas, do cultivo em fazendas marinhas à criação de novos produtos e processos. Com isso, o centro amplia o potencial econômico e ambiental das algas no país. O LBBAlgas atua na interface com empresas apresentando soluções com algas para diferentes tipos de mercados, como, por exemplo, o bioplástico sustentável que é desenvolvido a partir de algas cultivadas na Baía de Guanabara e de algas cultivadas em efluente bruto de cervejaria. Após o tratamento desses sistemas, elas passam por um processo que as transforma em material biodegradável, oferecendo uma alternativa ao plástico convencional e contribuindo para a purificação da água e para o tratamento de efluentes, combinando inovação tecnológica e benefícios ambientais.
O A~MARLab é um projeto que une arte, natureza e tecnologia. Funciona como uma estação-laboratório flutuante capaz de coletar dados de forma contínua em ambientes aquáticos poluídos, com atenção especial à Baía de Guanabara. O projeto, que reúne diferentes unidades e pesquisadores da UFRJ e foi concebido pelo NANO - Núcleo de Arte e Novos Organismos com apoio do Centro de Letras e Artes, realiza a coleta sistemática de dados ambientais, monitorando parâmetros como qualidade da água, pH, temperatura, coloração e condutividade. Os dados obtidos também servem como inspiração para a criação de poesias e material audiovisual. Há ainda o barco solar, que representa a UFRJ em competições de eficiência energética, enfrentando equipes de universidades, centros de pesquisa e empresas, e reforçando o potencial da universidade em inovação limpa e mobilidade aquática. Equipado com placas fotovoltaicas que transformam a luz solar em energia limpa, o barco representa a busca por soluções sustentáveis que possam ser aplicadas no dia a dia.
— Nossos protótipos demonstram o potencial do ecossistema de inovação da UFRJ. São projetos que unem criatividade, excelência técnica, tecnologia, pesquisa, ciência e empreendedorismo. Estaremos no Green Rio recebendo todos que desejam saber mais sobre como a inovação acontece dentro da universidade — afirma Daniela Uziel, diretora da InovaUFRJ.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil