RJ em Foco

Vídeo mostra queda de parapente que matou empresário Philip Eric Haegler no Rio

Imagens registram momento em que asa-delta colide com parapente, que atinge prédio e despenca

Agência O Globo - 24/11/2025
Vídeo mostra queda de parapente que matou empresário Philip Eric Haegler no Rio
- Foto: Reprodução / Instagram

Um vídeo divulgado nas redes sociais registra o momento exato do acidente de parapente que vitimou o empresário Philip Eric Haegler, de 59 anos, na última quinta-feira (20). As imagens mostram o parapente conduzido por Philip sobrevoando a orla de São Conrado, na Zona Sul do Rio de Janeiro, quando a lateral direita de uma asa-delta, que vinha em sentido contrário, colide com o equipamento. Após o impacto, Philip perde o controle do parapente, bate na cobertura de um prédio e cai de uma altura superior a dez andares.

O vídeo foi publicado na página do Facebook Voando Alto e teve sua autenticidade confirmada pelo Clube São Conrado de Voo Livre, que reconheceu as imagens como sendo do momento do acidente.

O acidente ocorreu na Avenida Prefeito Mendes de Morais, na altura do número 1.500. Equipes do Corpo de Bombeiros socorreram a vítima em estado gravíssimo e a encaminharam ao Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, mas Philip não resistiu aos ferimentos. Após o ocorrido, os equipamentos envolvidos passaram por perícia da Polícia Civil, enquanto testemunhas estão sendo ouvidas pela 15ª DP (Gávea), que investiga as circunstâncias do caso.

Com a divulgação do vídeo, a delegada Daniela Terra, titular da 15ª DP, informou ao jornal O Globo que irá ouvir o piloto da asa-delta envolvido no acidente.

— Nesta segunda-feira, fui à Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL), da qual Philip era ex-presidente. Tanto os equipamentos utilizados por Philip quanto a asa-delta que se chocou com o parapente foram apreendidos. A confederação forneceu todo o necessário para a apuração dos fatos, que serão encaminhados para a perícia. Na quarta-feira, às 14h, ouviremos o piloto da asa-delta. Espero que, até o fim da próxima semana, já tenhamos a conclusão do inquérito — declarou a delegada.

Referência no voo livre

Philip Haegler era considerado um dos principais nomes do voo livre no Brasil e também atuava como empresário. Ele foi bicampeão brasileiro de asa-delta em 1990 e 1992, além de ter presidido a Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL).

Nas redes sociais, o Clube São Conrado de Voo Livre confirmou o falecimento do piloto e ressaltou sua importância para o esporte. Em nota, o clube destacou Philip como "referência incontestável na promoção da segurança e no desenvolvimento do voo livre" no Rio de Janeiro. O clube também anunciou a suspensão das atividades neste fim de semana em respeito à memória de Phil, como era conhecido. "Sua paixão foi contagiante e inspirou muitos. O que ele mais amava era voar.", diz a postagem.

Querido pelos amigos, a morte de Phil surpreendeu a todos. Diversas mensagens de pesar foram publicadas nas redes sociais, classificando o episódio como "muito triste" e "lamentável". O esportista completaria 60 anos neste sábado, dia 22.

Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lamentou o ocorrido e manifestou solidariedade aos familiares e amigos de Phil. A agência esclareceu que não exige habilitação para a prática do voo livre, seja em parapente ou asa-delta. Entretanto, recomenda que os praticantes — "esporte radical de alto risco, praticado em todo o mundo e fortemente dependente das condições meteorológicas e geográficas locais" — busquem habilitação por meio de associações aerodesportivas.

A Anac exige que os equipamentos estejam cadastrados por meio de associações credenciadas, responsáveis por identificar o praticante e emitir atestados de capacidade. A fiscalização de eventuais irregularidades na prática do esporte cabe às secretarias de Segurança Pública locais, conforme informou a agência.