RJ em Foco

'Mais um herói que deu a vida pela sociedade', diz secretário de Polícia Civil sobre morte de agente em megaoperação

Agente da 39ª DP teve a morte confirmada neste sábado; ação nos complexos da Penha e do Alemão é considerada a mais letal da história do Rio

Agência O Globo - 22/11/2025
'Mais um herói que deu a vida pela sociedade', diz secretário de Polícia Civil sobre morte de agente em megaoperação
O secretário da Polícia Civil, Felipe Curi - Foto: Reprodução / Instagram

A morte do policial civil Rodrigo Nascimento, da 39ª DP (Pavuna), foi confirmada neste sábado (22), elevando para cinco o número de agentes das forças de segurança que perderam a vida em decorrência da Megaoperação Contenção, realizada em 28 de outubro nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro. O agente estava internado no hospital Copa D'Or desde o dia da ação, após ter sido baleado durante o confronto, e faleceu na noite desta sexta-feira (21).

O secretário da Polícia Civil, Felipe Curi, esteve no hospital e lamentou a perda do agente em entrevista ao GLOBO.

— É uma notícia muito triste. Ele ficou em coma esse tempo todo. Durante a semana passada, ele acordou e estava reagindo muito bem a cada dia. No domingo, fui visitá-lo e, embora ainda não estivesse falando, deu para sentir que ficou bem emocionado com a visita, assim como a família. Depois que saí, o médico me ligou dizendo que ele conseguiu sentar e, depois, ainda conseguiu levantar, algo que não estava fazendo até então. Então, ele estava tendo uma evolução muito boa. Infelizmente, hoje acordamos com essa notícia muito triste. É mais um herói que deu a vida pela sociedade e não foi e jamais será em vão — declarou Felipe Curi.

Com a atualização, Rodrigo Nascimento se torna o quinto policial a morrer em consequência dos embates travados na operação, que mobilizou agentes estaduais e federais e segue sob investigação. Os óbitos anteriores ocorreram ainda na semana da ação. A megaoperação é considerada a mais letal da história do Rio de Janeiro.

Entre os outros mortos estão dois integrantes do Bope: o 3º sargento Cleiton Serafim Gonçalves, de 42 anos, e o 3º sargento Heber Carvalho da Fonseca, de 39 anos. Ambos foram atingidos durante incursões em áreas de maior resistência armada.

Na Polícia Civil, outras duas mortes já haviam sido registradas: o comissário Marcus Vinícius Cardoso de Carvalho, de 51 anos, conhecido como Máskara, lotado na 53ª DP (Mesquita), e Rodrigo Velloso Cabral, de 34 anos, também da 39ª DP, assim como Rodrigo Nascimento.