RJ em Foco
De feijoada a exposição: veja roteiro de eventos em comemoração ao Dia da Consciência Negra no Rio
Eventos gratuitos e pagos ocupam ruas, museus e espaços culturais da cidade e de vários municípios do estado nesta quinta; alguns seguem até a próxima semana
O Dia da Consciência Negra — que homenageia Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do período colonial e símbolo da resistência contra a escravização de pessoas negras no Brasil — é feriado nacional e será celebrado nesta quinta-feira, 20 de novembro, com uma programação variada no Rio de Janeiro. De feijoada a exposições, confira um roteiro para marcar a data.
20 de novembro é feriado?
Festival Viva Zumbi,
Lavagem do monumento Zumbi dos Palmares
A data do Dia da Consciência Negra se consolidou por marcar a morte de Zumbi, em 1695. Um monumento em sua homenagem, na Avenida Presidente Vargas, recebe uma lavagem tradicionalmente realizada em 20 de novembro há 30 anos. Neste ano, o rito foi reconhecido por lei como patrimônio cultural, social e turístico de interesse municipal.
A edição deste ano começa às 9h desta quinta-feira e terá apresentações culturais que exaltam a ancestralidade afro-brasileira.
Cortejo da Tia Ciata
Com apresentações de afoxé, escolas de samba mirins, maracatu e outros grupos afro, o tradicional cortejo da Tia Ciata terá início às 10h, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian (Rua Benedito Hipólito 125), com uma sequência de atrações culturais. Às 12h, começa o desfile pela Avenida Presidente Vargas, levando o público a um passeio histórico-cultural que resgata memórias e celebra a resistência da população negra carioca. A duração prevista é de 1h50.
De volta ao Centro de Artes Calouste Gulbenkian, a partir das 14h, será realizada uma roda de samba em homenagem ao candomblé e à cultura afro-brasileira. O evento segue até as 16h. Quinta-feira, a partir das 10h. Grátis; inscrições pelo .
Praça XI Imortal: Legado e Transformação’
A celebração, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio, terá início às 9h na Quadra Estácio de Sá (Avenida Salvador de Sá). A programação contará com a presença do arquiteto Francis Kéré, vencedor do Prêmio Pritzker 2022 e responsável pelo projeto da Biblioteca dos Saberes, novo espaço cultural da cidade.
Também participam Elisa Lucinda, Conceição Evaristo, artistas e outros agentes culturais. Os portões abrem às 9h, e a cerimônia começa às 9h30. Em seguida, às 11h, o evento se integra ao Cortejo da Tia Ciata, que seguirá até o monumento de Zumbi dos Palmares, na Avenida Presidente Vargas. O encerramento será às 12h. Grátis. Confirme presença
Samba da Dida, feijoada e mostra cultural no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira
A comemoração no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), na Gamboa, Centro do Rio, contará com o Samba da Dida e sua tradicional feijoada. O evento, que começa às 12h, terá Marcelo Negrete e a Escola Olodum na abertura e promete “ecoar o tambor da resistência” em um encontro de cultura, memória, identidade e muito axé. Quinta, a partir das 12h. Grátis.
Para quem quiser aproveitar a véspera do feriado, o Muhcab também inaugura a Galeria Berê, criada pela arquiteta Gisele de Paula. A exposição propõe uma imersão poética que evoca o poder da ancestralidade e busca ampliar a visibilidade da produção artística afro-brasileira e das expressões estéticas das periferias urbanas. A abertura será às 17h desta quarta-feira. Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa. Visitação de terça a domingo, das 10h às 17h. Grátis.
Programação especial no Museu do Amanhã e no Museu do Jardim Botânico
O Museu do Amanhã e o Museu do Jardim Botânico oferecem uma série de atividades gratuitas para toda a família, unindo arte, ciência, oficinas, contação de histórias, teatro, música, dança, rodas de conversa e visitas educativas. Os temas abordados incluem saberes ancestrais, tecnologias tradicionais africanas e narrativas que aproximam cultura, memória e natureza. Participação gratuita.
Além disso, chega ao Galpão das Artes, no Corredor Cultural, a III Semana da Consciência Negra. Entre os destaques estão um bate-papo com o músico, escritor e influenciador digital Arapê Malik e com o escritor, cantor e professor de escrita criativa André Gabeh. O evento inclui exibição de filmes premiados, oficinas diversas e o “Charme do charme”, baile do Projeto Consciência do Charme. Confira abaixo os detalhes.
Museu do Amanhã
Experimentações do Brincar: Reinventar a Si
Data: 20/11 (quinta-feira)
Horário: 10h30
Local: Espaço Educativo
Classificação: Livre
Inscrição: via link
Roda de Conversa: Antirracismo em Libras
Data: 20/11 (quinta-feira)
Horário: 14h30
Local: Espaço Educativo ou Observatório
Classificação: a partir de 12 anos
Inscrição: via link
Afrovisualidades: A Representação do Negro nas Artes Visuais – com Janaína Damasceno
Data: 21/11 (sexta-feira)
Horário: 14h
Local: Espaço Educativo
Classificação: 16+
Inscrição: via link
Experimentações do Brincar: Olhares Sobre a Arte
Data: 21/11 (sexta-feira)
Horário: 14h30
Local: Espaço Educativo
Classificação: 14 anos
Inscrição: via link
Educativo Aberto
Data: 22/11 (sábado)
Horário: 10h às 12h | 14h às 18h
Local: Espaço Educativo
Classificação: Livre
Inscrição: Não é necessário
Museu na Rua: A Boca do Mundo — Tudo o que a Rua nos Diz
Data: 22/11 (sábado)
Horário: 10h30 (credenciamento às 10h)
Local: Atividade externa — ponto de encontro: Museu do Amanhã
Classificação: Livre
Inscrição: via link
Clube da Horta – A Cura pela Terra: Saberes Botânicos Africanos
Data: 29/11 (sábado)
Horário: 10h30 (credenciamento às 10h)
Local: Horta do Amanhã
Classificação: Livre
Limite: 20 pessoas
Inscrição: via link
Museu do Jardim Botânico
Saberes Ancestrais: entre ervas e sais – Semana da Consciência Negra
Data: 20/11 (quinta-feira)
Horário: 10h30 às 12h | 14h30 às 16h
Local: Jardim em frente ao museu
Vagas: 20, por ordem de chegada
Público: a partir de 7 anos
Plantando Histórias: Baobá – Semana da Consciência Negra
Data: 21/11 (sexta-feira)
Horário: 10h30 às 11h30 | 14h às 15h
Local: Sala Multiuso
Vagas: 20, por ordem de chegada
Oficina Arte e Natureza: aula de Jongo ao ar livre – Semana da Consciência Negra
Data: 21/11 (sexta-feira)
Horário: 15h às 17h
Local: Jardim em frente ao museu
Vagas: 30, por ordem de chegada
Público: a partir de 10 anos
Saberes Ancestrais: Adinkras, Símbolos de Memória – Semana da Consciência Negra
Data: 22/11 (sábado)
Horário: 10h30 às 12h | 14h às 15h30
Local: Jardim em frente ao museu
Vagas: 10
Público: crianças e famílias
Espetáculo “Contos de Orí” – com intérprete de Libras
Data: 22/11 (sábado)
Horário: 16h às 17h
Local: Sala Multiuso
Vagas: 40, por ordem de chegada
Visita educativa: Da Floresta ao Laboratório – Semana da Consciência Negra
Data: 23/11 (domingo)
Horário: 10h30 às 11h30 | 14h30 às 15h30
Ponto de encontro: Sala de Acolhimento
Público: crianças e famílias
Vagas: 20, por ordem de chegada
Entre os dias 24 e 28 de novembro, a III Semana da Consciência Negra segue com palestras, oficinas, exibições e atividades culturais.
Casa Museu Eva Klabin
A Casa Museu Eva Klabin (Av. Epitácio Pessoa, 2.480) recebe, nos dias 20 e 21 de novembro, o evento gratuito “Comunicação Antirracista”, apresentado pela Caixa com patrocínio do Governo Federal. A programação inclui uma conferência ministrada por Conceição Evaristo e painéis de debate com convidadas como a deputada federal Erika Hilton; a professora, escritora e poeta Eliane Potiguara; e as atrizes Thalma de Freitas e Vilma Melo.
O tema desta edição será “Vozes Femininas Negras e Indígenas em Diálogo pela Transformação”. A agenda gratuita também contará com oficinas artísticas, visitas mediadas e atrações musicais. Os ingressos devem ser retirados pela plataforma INTI. Confira a programação:
Quinta-feira (20/11) — Abertura, arte e narrativas
14h / 17h30 – Visitas mediadas
17h – Painel 1: Ocupação & Narrativas: da Tela à Reparação
18h30 – Coletivo Caixa Preta
19h – Painel 2: Tecnologias de Reexistência — A Escrevivência de Conceição Evaristo
20h – DJ Marta Supernova
Sexta-feira (21/11) — Política, justiça e encerramento
14h / 17h30 – Visitas mediadas
15h – Painel 3: Tribunas de Resistência — Justiça e Direitos em Disputa
16h30 – Painel 4: Ocupando o Poder — Legado, Futuro e Ancestralidade no Parlamento
18h – Pôr do Sol Especial: show de encerramento com Majur
Show e exposição no Centro Cultural Justiça Federal
O Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), na Cinelândia, recebe nesta quinta-feira o show da artista Débora Ondina, “Estrelas de Ébano — um tributo às damas pretas do jazz à bossa nova”, às 18h. Os ingressos custam R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia) e estão disponíveis no . Também começa o período de visitação da exposição “Valongo: Justiça pela memória do cais”, que estará na Galeria da Cela, no térreo, de 20 de novembro a 19 de dezembro. Visitação gratuita.
Ambas as atrações fazem parte da Mostra Cultural Consciência Negra, que promove reflexões sobre arte, judiciário e cultura. A programação completa está disponível
Blue Note Rio
A celebração do Dia da Consciência Negra no Blue Note Rio (Av. Atlântica, 1910) já começou e segue com atrações musicais do Brasil, África do Sul, Camarões, Moçambique e Estados Unidos até 23 de novembro. Entre os artistas que ainda se apresentarão estão Áurea Martins, Lenna Bahule, Joabe Reis, o grupo Impossible Odds and The Odds Band e Gustavo Boná. Confira a agenda e os links para ingressos:
20/11, às 20h: Áurea Martins — Tributo a Johnny Alf.
20/11, às 22h30: Soul Train Experience, por Joabe Reis.
21/11, às 20h: Lenna Bahule (Moçambique) — Do Leste em Diante.
21/11, às 22h30: Impossible Odds and The Odds Band.
23/11, às 19h: Gustavo Boná — Peito Aberto.
Festival Viva Zumbi
O Festival Viva Zumbi chega à 16ª edição nesta quinta-feira, com o tema “O futuro é ancestral” e traz uma programação gratuita no Caminho Niemeyer a partir das 10h, em Niterói. Ao longo do dia, o público poderá aproveitar a música, arte, debates, gastronomia e manifestações da cultura afro-brasileira, com apresentações de Jorge Aragão, BK e artistas locais.
Organizado pelo Instituto Casa da Utopia, em parceria com movimentos sociais e com apoio da prefeitura, o evento também traz Filhos de Gandhi, Roda do Candongueiro, Negamanda, Fanfarra, Caxambu Joaquim Ramos de Porciúncula e Baile das Antigas. Nos intervalos, um DJ residente assume o som. BK retorna ao festival após o destaque em 2023.
A programação inclui ainda a Tenda dos Movimentos Sociais, que recebe o pocket show do rapper niteroiense 2ZDinizz. Além dos shows, haverá rodas de capoeira, debates, feiras temáticas e a tradicional feijoada do Viva Zumbi.
Festival Madureira
Tradicional reduto de samba, jongo e charme, Madureira terá uma programação especial entre quinta-feira e sábado com a quarta edição do Festival Madureira, em celebração ao Dia da Consciência Negra. O evento, totalmente gratuito, reunirá artistas do bairro e atrações de destaque da música e da dança, além de atividades paralelas à Flup — Feira Literária das Periferias.
Dia da Consciência Negra:
A agenda inclui apresentações de Awure, Companhia de Aruanda, Bateria do Império Serrano, Agbara Dudu, Baile Charme e outras expressões da cultura negra carioca. Confira abaixo a programação completa.
Quinta, 20 de novembro
Local: Praça das Mães – Viaduto de Madureira
14h às 23h – Feira Crespa
21h – Companhia de Aruanda – Roda Fuzuê de Aruanda – 15 anos, com Afrolaje, Dandalu, Tambor de Cumba, Cia Bantu, Jongo do Beco Novais e Jongo da Lapa
Sexta, 21 de novembro
Local: Praça das Mães
14h às 23h – Feira Crespa
15h30 – Bloco Afro Agbara Dudu
22h – Mulecada que Agita + Bateria do Império Serrano
Local: Espaço do Baile Charme do Viaduto
23h30 – Show com Awure e Akyó, participação da Companhia de Aruanda
Sábado, 22 de novembro
Local: Praça das Mães
15h30 às 16h – Madureira Toca canta e dança
Local: Espaço do Baile Charme do Viaduto
21h30 – Filhos da Águia, Império do Futuro, homenagem às passistas Aldione Senna, Karin Rodrigues e Soninha Bum Bum, e Bloco Afro Lemi Ayó
Local: Baile Charme do Viaduto
00h às 6h
Rota de afroturismo
O projeto Rotas Airbnb lança um roteiro especial de afroturismo no município, destacando a conexão da cidade com a cultura afro-brasileira por meio da música, da culinária, da religiosidade, das festas e de outras expressões culturais. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a plataforma Airbnb, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a organização social Voz das Comunidades.
Leia também:
O roteiro reúne atrações das quatro regiões da cidade. Na Zona Norte, berço da cultura popular, estão a Casa do Jongo da Serrinha, o Mercadão de Madureira, a Feira das Yabás e o Samba do Trabalhador. Na Zona Sul, além das praias e da natureza, entram a Feira da Glória, o Baile do Santo Amaro e o Quilombo Sacopã. Na Zona Oeste, o percurso inclui a Ilha da Gigoia, os Brincantes da Pedra Branca e o Terreiro de Crioulo. Já na Pequena África, no Centro, destacam-se o Cais do Valongo, o Samba da Pedra do Sal e a Casa da Tia Ciata. Todos os roteiros estão disponíveis no .
Projeto Quipea promove atividades em comunidades quilombolas
Com ações abertas ao público, o Projeto Quipea (Quilombos no Projeto de Educação Ambiental) realiza uma série de atividades em comunidades quilombolas de oito municípios do Rio de Janeiro entre os dias 20 e 23 de novembro. O projeto também acontece no Espírito Santo.
A programação inclui apresentações culturais, feiras, debates, celebrações religiosas e encontros de saberes tradicionais e acontece na Região dos Lagos e no norte fluminense. Confira os detalhes:
Região dos Lagos
20/11 — Araruama
Quilombo Sobara – Associação dos Remanescentes de Quilombo Sobara
Horário: 8h30 às 13h
Local: Estrada da Sobara, Sítio Bem-Fica, s/nº, São Vicente – Araruama/RJ
20/11 — Armação dos Búzios
Quilombo da Rasa – Associação dos Remanescentes de Quilombo da Rasa
Horário: 10h às 16h
Local: Mercado do Pescador – Praça Quilombola
20/11 — Armação dos Búzios
Quilombo Baía Formosa – Associação dos Remanescentes do Quilombo Baía Formosa
Horário: 10h30 às 14h30
Local: Sede da Associação do Quilombo de Baía Formosa
20/11 — Cabo Frio
Quilombo Maria Joaquina – Associação Remanescente Quilombola de Maria Joaquina
Horário: 13h às 17h
Local: Sede da Associação dos Remanescentes do Quilombo Maria Joaquina
22/11 — Cabo Frio
Quilombo de Preto Forro – Associação dos Remanescentes do Quilombo de Preto Forro
Horário: 9h30 às 12h30
Local: Centro Cultural Leonídia Maria dos Santos – Preto Forro
22/11 — Cabo Frio
Quilombo Maria Romana – Associação dos Remanescentes do Quilombo Maria Romana
Horário: 8h às 14h
Local: Galpão – Sede da Comunidade dos Remanescentes Quilombolas de Maria Romana
23/11 — Cabo Frio
Quilombo Botafogo – Associação dos Remanescentes do Quilombo Botafogo
Horário: 10h às 15h
Local: Igreja Pentecostal de Fogo Puro (Pastor João Carlos) – Estrada Trimumum, 80, Restinga, Cabo Frio/RJ
Norte Fluminense
20/11 — Campos dos Goytacazes
Quilombos Aleluia, Batatal e Cambucá – Associação dos Pequenos Produtores Rurais e Quilombolas de Aleluia, Batatal e Cambucá
Horário: 9h às 13h
Local: Sede da Associação Quilombola em Aleluia
20/11 — Quissamã
Comunidade de Boa Vista
Horário: 8h às 11h
Local: Salão Comunitário de Boa Vista
22/11 — São Francisco de Itabapoana
Quilombo Barrinha – Associação Quilombola de Barrinha
Horário: 12h30 às 14h30
Local: Sede da Associação Quilombola de Barrinha
22/11 — São Francisco de Itabapoana
Quilombo Deserto Feliz – Associação Quilombola de Deserto Feliz
Horário: 10h30 às 13h30
Local: Quintal da presidente Walquíria
23/11 — Campos dos Goytacazes
Quilombo Conceição do Imbé
Horário: 9h às 13h
Local: Campo de Futebol e casa do presidente da associação
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados