RJ em Foco
Porteiro contribui para prisão de homem acusado de furtos em prédios da Zona Sul; suspeito já foi detido 11 vezes
Suspeito tentou acessar apartamento na Marquês de São Vicente, na Gávea, mas foi interceptado por funcionário, que acionou a polícia
Um porteiro foi fundamental para a prisão de um homem de 58 anos, acusado de furtar prédios residenciais e estabelecimentos comerciais na Zona Sul do Rio de Janeiro. O suspeito, identificado como Eduardo Lordão, tentou entrar em um edifício na Rua Marquês de São Vicente, na Gávea, por volta das 19h10 desta terça-feira (data não informada), fingindo ser morador. Vestido com blazer escuro, calça e camisa azul, ele afirmou que iria primeiro ao 4º andar e depois ao 5º, mas acabou sendo questionado pelo porteiro, que desconfiou de seu comportamento.
Ao ser confrontado, o homem tentou justificar dizendo que encontraria a esposa em um dos apartamentos. O funcionário, atento, acionou a polícia, que chegou rapidamente ao local e efetuou a prisão do suspeito. Lordão já era conhecido pelos moradores da região e estava sendo investigado pela 12ª DP (Copacabana), após pedido de prisão feito pelo delegado Angelo José Lages Machado. A detenção foi realizada por policiais da 15ª DP (Gávea), em ação conjunta com militares do 23º BPM (Leblon).
De acordo com a delegada Daniela Terra, a atitude do porteiro foi decisiva para o desfecho da ocorrência: “Essa prisão foi feita por um porteiro. Ele chamou a polícia, que foi ao prédio e trouxe o suspeito para cá. O porteiro desconfiou e viu que era ele”, relatou.
Segundo a polícia, Eduardo Lordão é suspeito de invadir condomínios de luxo nos bairros da Gávea, Leblon e Ipanema. A ocorrência foi registrada na 15ª DP (Gávea). Lordão já possui 11 detenções anteriores.
Vítimas registraram abordagens em vídeo
O suspeito tornou-se figura recorrente em vídeos nas redes sociais, gravados por vítimas de suas tentativas de furto. Em um dos registros mais recentes, feito na tarde da última quarta-feira, por volta das 15h30, Lordão aparece coagindo duas funcionárias de uma loja, alegando conhecer o proprietário e que estaria entregando uma encomenda. Apesar da abordagem intimidadora, ele não conseguiu levar nada.
Outro vídeo, divulgado no mesmo dia, mostra Lordão entrando em um edifício na Rua Marques de Paraná, no Flamengo, por volta das 12h30. Ele chegou a acessar o prédio, mas foi impedido de subir aos apartamentos por uma porteira, que desconfiou de sua atitude.
Em 7 de novembro, por volta das 12h34, Lordão foi visto próximo a uma banca de jornal no Largo do Machado. No dia anterior, às 12h45, ele tentou entrar em um edifício na Rua Miguel Lemos, em Copacabana, mas foi reconhecido por funcionários e deixou o local rapidamente ao perceber que havia sido identificado.
O suspeito também é investigado por furtar um celular em um salão de beleza em Copacabana, no último dia 1º. Há ainda relatos de que teria invadido um apartamento no bairro em 26 de outubro, ocasião em que tentou furtar um notebook, mas foi surpreendido por uma moradora na portaria, que conseguiu recuperar o equipamento.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil