RJ em Foco
Projeto celebra o mês da Consciência Negra com roteiros que conectam o Rio à cultura afro-brasileira
Rotas do Airbnb, em parceria com Embratur, Abrasel e Voz das Comunidades, valorizam a economia local e a ancestralidade negra
Em homenagem ao mês da Consciência Negra, a influência da cultura afro-brasileira e de sua ancestralidade ganha destaque em uma série de passeios por locais do Rio de Janeiro conectados a essa história. O projeto lança um roteiro especial de afroturismo na cidade, promovendo experiências que exaltam a identidade negra carioca.
A iniciativa, fruto da colaboração entre a plataforma Airbnb, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a organização social Voz das Comunidades, tem como objetivo evidenciar a conexão do Rio com a cultura afro-brasileira por meio de música, culinária, religiosidade, festas e outras manifestações culturais.
A curadoria reúne atrações em todas as regiões da cidade. Na Zona Norte, berço da cultura popular, destacam-se a Casa do Jongo da Serrinha, o Mercadão de Madureira, a Feira das Yabás e o Samba do Trabalhador. Na Zona Sul, além das praias e da natureza, estão a Feira da Glória, o Baile do Santo Amaro e o Quilombo Sacopã. Na Zona Oeste, o roteiro inclui a Ilha da Gigoia, os Brincantes da Pedra Branca e o Terreiro de Crioulo. Já na Pequena África, no Centro, o Cais do Valongo, o Samba da Pedra do Sal e a Casa da Tia Ciata são pontos de visita obrigatória.
O trabalho de pesquisa e criação da nova Rota Airbnb foi assinado por Gabriela Palma, anfitriã de experiências no Airbnb no Rio, e por Thaís Rosa, pesquisadora da cultura afro-brasileira. As ilustrações são de Bárbara Quintino, artista gráfica, e a trilha sonora da animação foi composta por Moacyr Luz, músico e compositor carioca.
— Apoiar o afroturismo é inspirar as pessoas a conhecer ainda mais a história e a identidade brasileiras, além de oferecer experiências únicas aos viajantes — afirma Carla Comarella, líder de Políticas Públicas do Airbnb no Brasil.
O roteiro também homenageia personalidades como Dida Nascimento, chef referência em culinária de inspiração africana no país; Ligia Parreira, estilista e organizadora da loja colaborativa Pop Afro, que reúne talentos negros de moda, design e beleza; e Sheila Souza, turismóloga, pós-graduada em cultura afro-brasileira e africana, fundadora e CEO da Brazilidade, que oferece experiências guiadas, palestras e tours educativos na Favela Santa Marta. São exemplos do empreendedorismo negro carioca valorizados no projeto.
— O turista que vem ao Rio de Janeiro vai poder ficar mais um dia na cidade e percorrer as rotas de afroturismo tão ricas de história e de cultura, que fazem esse resgate e valorização das raízes africanas da formação do povo brasileiro, deslocando o protagonismo sobre quem apresenta o Brasil pro mundo. Essa parceria com o Airbnb para a organização dessas rotas tem também o objetivo de contribuir no impulsionamento dos pequenos negócios de empreendedores negros, ajudando a combater o racismo com geração de emprego e renda — destaca Tânia Neres, coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Originários da Embratur.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil