RJ em Foco

Secretário da PM detalha plano conjunto para retirada de barricadas no Rio

Em entrevista ao GLOBO, secretário explica: 'A polícia entra com a segurança, e as prefeituras com o maquinário'

Agência O Globo - 17/11/2025
Secretário da PM detalha plano conjunto para retirada de barricadas no Rio
O governador Cláudio Castro - Foto: Reprodução

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, reúne-se nesta segunda-feira com prefeitos de diferentes cidades do estado para discutir um plano integrado de retirada de barricadas em comunidades sob domínio do crime organizado. Essas barreiras dificultam o acesso das forças de segurança e favorecem o controle territorial por grupos criminosos.

O secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, explicou que a proposta prevê a atuação conjunta das polícias, responsáveis pela segurança, e das prefeituras, encarregadas do suporte logístico para a remoção das barricadas.

— As prefeituras dispõem de materiais como asfalto, concreto, técnicos e maquinário, fundamentais para que possamos realmente potencializar os resultados e aumentar a abrangência da retirada de barricadas. Quando definirmos o território, a polícia vai ocupá-lo e, após conseguir estabilizar a área, as prefeituras entram com máquinas, técnicos e materiais, retirando entulho, barras de ferro fincadas no chão e reparando o asfalto das ruas danificadas — detalhou Menezes ao GLOBO. — As prefeituras terão ainda a oportunidade de requalificar esses lugares, com iluminação, poda de árvore e coleta de lixo.

A declaração do secretário sobre a colaboração dos municípios ocorreu durante o enterro do tenente da PM Jonathan Francisco da Silva, no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, neste domingo. O policial foi morto com um tiro na nuca, na madrugada de sábado, durante confronto com criminosos na comunidade Beira Rio, no Recreio dos Bandeirantes.

A reunião para debater o plano de combate às barricadas ocorre cerca de três semanas após uma operação policial que resultou em 121 mortes (117 suspeitos e quatro policiais) nos complexos da Penha e do Alemão, considerada a mais letal da história do Rio e do Brasil.

O encontro reunirá prefeitos de cidades da Região Metropolitana do Rio. Em entrevista ao EXTRA, o governador Cláudio Castro afirmou que foram convidados gestores de diferentes espectros políticos, como Washington Quaquá (Maricá, PT), Rodrigo Neves (Niterói, PDT), Eduardo Paes (Rio, PSD), Capitão Nelson (São Gonçalo), Marcelo Delaroli (Itaboraí, PL), Dudu Reina (Duque de Caxias) e Renato Cozzolino (Magé, PP).