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Ciclofaixa temporária conectará Centro e Zona Sul em operação teste da CET-Rio neste sábado

Operação funcionará das 8h às 16h, ocupando uma faixa ao lado do canteiro central da pista da orla próxima aos prédios

Agência O Globo - 15/11/2025
Ciclofaixa temporária conectará Centro e Zona Sul em operação teste da CET-Rio neste sábado
- Foto: Reprodução

Os ciclistas que desejam pedalar entre o Centro do Rio e a Zona Sul terão um trajeto facilitado neste sábado, feriado da Proclamação da República. Uma operação teste da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (CET-Rio) instalará, de forma temporária, aproximadamente dez quilômetros de ciclofaixa, conectando-se aos 7,3 quilômetros de ciclovias já existentes entre as duas regiões e ligando a Praça Mauá à orla do Leblon. O esquema funcionará das 8h às 16h e ocupará uma faixa da pista da orla, ao lado do canteiro central, próxima aos prédios.

Serão 2,7 quilômetros de ciclofaixa implantados no Centro e 7 quilômetros na Zona Sul. Exclusiva para bicicletas tradicionais e elétricas, a área terá início na Praça Mauá, seguindo pela Avenida Rio Branco até a esquina com a Nilo Peçanha. Deste ponto, passando pelo Aterro do Flamengo e Enseada de Botafogo até a Avenida Princesa Isabel, em Copacabana, os ciclistas utilizarão a ciclovia já existente. Na Avenida Atlântica, a ciclofaixa volta a integrar o percurso, passando pela Rua Francisco Otaviano (na faixa de veículos ao lado da ciclovia) e pela Avenida Vieira Souto, em Ipanema, até o fim da Delfim Moreira, no Leblon.

“O objetivo é expandir o espaço de utilização de bicicletas, conectar as áreas de lazer da cidade e estabelecer condições seguras para ciclistas e pedestres”, destaca Luiz Eduardo Oliveira, presidente da CET-Rio.

Enquanto a principal atração no trecho da ciclofaixa que corta a Zona Sul são as praias, na Praça Mauá, o destaque é o circuito cultural, com espaços como o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio.

A ciclofaixa temporária será sinalizada com 1.700 cones e 150 gradis. A operação contará com o apoio de agentes da CET-Rio, da Guarda Municipal e das subprefeituras do Centro e da Zona Sul, que atuarão em pontos estratégicos do percurso para orientar o trânsito.

Além disso, serão utilizados 440 bombonas e barreiras ao longo do trajeto. As subprefeituras e a Guarda Municipal reforçarão o apoio durante toda a operação.

Caso a iniciativa seja adotada de forma definitiva, a ciclofaixa funcionará apenas em domingos e feriados. Por enquanto, o teste ocorre apenas neste sábado.

“Ainda não há previsão de implantação definitiva. Outros testes em diferentes regiões serão realizados. O desafio é conciliar com a já extensa agenda de eventos da cidade”, afirma Oliveira. “O comportamento em domingos e feriados permite que o teste ocorra sem grandes impactos. O contexto vai gerar um período de adaptação, mas entendemos ser adequado. Equipes da CET-Rio estarão por todo o trecho medindo esses impactos e realizando ajustes quando necessário.”

A CET-Rio informa que, nos dias de área de lazer (domingos e feriados), o estacionamento será proibido na orla de Ipanema e do Leblon.

Expansão prevista: 50 km de ciclovias

A proposta, divulgada nas redes sociais da CET-Rio, gerou opiniões divididas. Enquanto alguns elogiaram a iniciativa, outros questionaram o fato de a implementação ter começado pela Zona Sul.

“Golaço”, celebrou um internauta.

“Quando teremos uma ciclovia e/ou ciclofaixa conectando a Zona Norte ao Centro?”, indagou outro usuário.

Questionado, o presidente da CET-Rio afirmou que a Zona Norte será objeto de estudo, mas as áreas ainda serão definidas. Está prevista a implantação de 50 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas na cidade.

“A operação de amanhã é um teste em uma área com grande demanda de ciclistas”, conclui Oliveira.