RJ em Foco

Homem é baleado e cinco suspeitos são presos em operação da PM no Complexo Jardim Catarina, em São Gonçalo

Confronto entre policiais e traficantes interditou por cerca de uma hora o trânsito na BR-101 e levou à suspensão de aulas e atendimentos em 14 unidades de saúde

Agência O Globo - 13/11/2025
Homem é baleado e cinco suspeitos são presos em operação da PM no Complexo Jardim Catarina, em São Gonçalo
- Foto: Depositphotos

Um homem foi vítima de bala perdida e cinco suspeitos foram presos durante uma operação da Polícia Militar no Complexo Jardim Catarina, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, nesta quinta-feira. A ação, realizada por policiais do 7º BPM (São Gonçalo), integra o conjunto de operações da corporação para combater a expansão do Comando Vermelho (CV) no território fluminense.

Comandante do Bope diz

Polícia Civil precisou remarcar megaoperação

Segundo testemunhas, João Anselmo da Silva Filho, de 53 anos, estava a caminho da padaria com a esposa grávida, na comunidade Santa Luzia, no Complexo Jardim Catarina, quando começou uma intensa troca de tiros entre policiais e criminosos.

O serralheiro foi socorrido por vizinhos e levado para o Hospital Estadual Alberto Torres, no bairro do Colubandê, próximo da área onde o homem foi atingido. Lá, ele foi atendido, passou por exames e recebeu alta ainda no fim da manhã, informou a direção da unidade de saúde.

A operação também impactou o trânsito na BR-101. Por volta das 8h45, devido ao confronto, a via chegou a ser interditada nos dois sentidos, entre os quilômetros 309 e 3034. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o tráfego só foi totalmente liberado às 9h50.

A operação no Jardim Catarina

A Polícia Militar informou que a ação faz parte da estratégia para combater o avanço do Comando Vermelho em áreas de São Gonçalo. Assim, equipes do 7º BPM (São Gonçalo) realizavam a retirada de barricadas no Complexo Jardim Catarina — o maior da cidade — quando foram atacadas por traficantes locais.

No total, cinco suspeitos foram presos. Três pistolas e uma grande quantidade de drogas foram apreendidas. A ocorrência foi registrada na 74ª DP(Alcântara).

Em nota, a Polícia Civil informou que os cinco homens conduzidos à delegacia foram presos em flagrante por porte de arma de fogo e tráfico de drogas. O caso será encaminho à Justiça.

A operação também serviu para dar apoio a uma ação da Secretaria de Meio Ambiente e Transporte de São Gonçalo. Segundo a prefeitura, o órgão solicitou reforço policial para uma fiscalização de crime ambiental em uma empresa localizada na região.

Escolas e unidades de saúde afetadas

Em nota, a Prefeitura de São Gonçalo informou que, devido aos confrontos nos complexos Jardim Catarina e Salgueiro, 14 unidades de saúde tiveram o atendimento suspenso na manhã desta quinta-feira. Todas são Unidades de Saúde da Família (USFs) João Goulart, Jardim Catarina V e Agenor José — todas no Jardim Catarina; Elza Borges e Santa Luzia, em Santa Luzia; Tancredo Neves, no Luiz Caçador; David Capistrano e Itaúna I, em Itaúna; além das unidades CSU Salgueiro, Albert Sabin, Neuza Brizola, Carlos Chagas e Palmeiras II, no Complexo do Salgueiro.

A rede municipal de ensino também foi impactada. Ao todo, 10 escolas suspenderam as aulas — cinco no Jardim Catarina e as demais no Salgueiro.

Ex-cabo do Exército preso por esquema

Medo nas redes

Nas redes sociais, moradores e motoristas que passavam pela BR-101 — conhecida como Rio-Manilha — relataram momentos de tensão ao longo da manhã. Em alguns dos vídeos que circulam, é possível ver carros transitando sob helicóptero da Polícia Militar que segue em direção às comunidades, além de sons de tiros e viaturas da polícia em alta velocidade na contramão do fluxo de veículos.

"Deus me livre viver em um lugar assim", escreveu um internauta. "Não é possível que a gente não tenha mais um dia de paz", comentou outro.

Confronto anterior

A operação desta quinta-feira acompanha a atuação contínua da Polícia Militar nos complexos Jardim Catarina e Salgueiro. Segundo a corporação, na última quarta-feira, equipes do 7º BPM (São Gonçalo) prenderam dois criminosos e apreenderam uma pistola, munições e seis rádios transmissores, e na última segunda-feira prenderam outros dois suspeitos e atingiram um terceiro em confronto. Este, não resistiu aos ferimentos. Nesta ação do dia 10 de novembro, ainda foram apreendidos um fuzil calibre .50, um fuzil calibe 5.56mm e drogas.

Drones da Polícia Civil flagraram mais de 70 traficantes armados de fuzis em torno da casa de chefe do tráfico na Penha

Em nota, a PM ressaltou que além de buscar o domínio territorial na região, o CV também é responsável pelos roubos de carga e de veículos promovidos nas vias de São Gonçalo.

Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), apontam que mais de 1.100 criminosos já foram presos nos municípios de São Gonçalo somente neste ano.

Foto: https://depositphotos.com/