RJ em Foco

Pitbull invade escola em Belford Roxo, morde aluna e provoca pânico; vídeo mostra resgate

Estudante levou dois pontos no joelho e foi encaminhada para vacinação contra a raiva

Agência O Globo - 13/11/2025
Pitbull invade escola em Belford Roxo, morde aluna e provoca pânico; vídeo mostra resgate
- Foto: Reprodução

Um cão da raça pitbull invadiu o Ciep 210 Mário Alves de Souza Vieira, no bairro Xavantes, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, na manhã desta quinta-feira (20). O animal mordeu uma aluna e causou pânico na unidade escolar. Segundo a Secretaria de Estado de Educação, responsável pelo ensino fundamental e médio, a estudante foi socorrida ao Hospital Municipal de Belford Roxo e liberada após atendimento.

De acordo com a Prefeitura de Belford Roxo, a vítima recebeu dois pontos no joelho e, em seguida, foi encaminhada a uma unidade de saúde próxima para ser vacinada contra a raiva animal.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o momento em que o cachorro, usando a boca, puxa uma aluna caída pela perna, enquanto outra estudante tenta segurar os braços da vítima, que grita de dor. Um homem aparece tentando afastar o animal ao segurar uma de suas patas. Outros alunos acompanham a cena, visivelmente assustados.

Além da estudante ferida com maior gravidade, outros cinco alunos tiveram ferimentos leves. Policiais militares do 39º BPM (Belford Roxo) foram acionados e conseguiram conter o animal.

O Corpo de Bombeiros também foi chamado por volta das 7h45, mas, ao chegar ao local, as vítimas já haviam sido socorridas.

A Polícia Civil informou que, até o momento, não havia registro de ocorrência com essas características, mas que a 54ª DP (Belford Roxo), ao tomar conhecimento do caso, iniciou diligências para apurar os fatos. O animal foi encaminhado ao Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar.

Morte por ataque de pitbull

Na manhã de quarta-feira (19), uma criança morreu após ser atacada por um pitbull em Irajá, na Zona Norte do Rio. O cão, de sete meses, foi apreendido pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA) e levado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

O caso foi registrado na 27ª DP (Vicente de Carvalho). Segundo as investigações preliminares, o cachorro, chamado Enrico, vivia na casa da sogra do tutor, e a criança era sobrinha da namorada dele. O ataque teria ocorrido quando o menino e um adulto entraram no local onde o cão costumava ficar.

Lei restringe circulação de pitbull

A Lei Estadual nº 3.205/1999, alterada pela Lei nº 4.597/2005, proíbe a importação, comercialização e criação de cães da raça pitbull e de raças derivadas em todo o estado do Rio de Janeiro. A legislação determina ainda a esterilização obrigatória desses animais e exige o registro da posse junto à Secretaria de Segurança Pública.

A circulação de pitbulls, filas, dobermans e rottweilers é restrita: esses cães não podem ser conduzidos por menores de idade e devem estar sempre com guia, enforcador e focinheira apropriada, tanto em vias públicas quanto em áreas comuns de condomínios.

A presença desses animais é proibida em locais de grande circulação de pessoas, como ruas, praças, jardins, parques, praias e nas proximidades de hospitais, ambulatórios e unidades de ensino.

O tutor é legalmente responsável por qualquer dano causado e está sujeito a sanções civis, penais e administrativas. O descumprimento da lei pode resultar em multa, apreensão do animal e obrigação de reparar os danos.