RJ em Foco

Três traficantes do Comando Vermelho devem ser transferidos para presídios federais ainda este ano

Secretária Maria Rosa Nebel afirma que dois dos detentos são chefes da facção; medida visa enfraquecer o grupo criminoso no Rio

Agência O Globo - 13/11/2025
Três traficantes do Comando Vermelho devem ser transferidos para presídios federais ainda este ano

Três traficantes ligados ao Comando Vermelho, atualmente presos em Bangu 1, no Rio de Janeiro, devem ser transferidos ainda este ano para o sistema penitenciário federal. A informação foi confirmada pela secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Nebel, que destacou que dois desses detentos ocupam posições de chefia na facção criminosa.

Na manhã desta quarta-feira, sete integrantes do grupo foram transferidos, sob forte esquema de segurança, para a penitenciária federal de Catanduvas, no Paraná, uma das cinco unidades de segurança máxima do país. Segundo a secretaria, os pedidos de transferência estão sendo encaminhados diretamente pelo governador Cláudio Castro.

Essas transferências ocorrem no contexto das operações policiais realizadas nos complexos da Penha e do Alemão — considerados pela polícia como o "QG" do Comando Vermelho — em 28 de outubro, quando 117 suspeitos foram mortos. Para Maria Rosa Nebel, a remoção dos presos para fora do estado é fundamental para enfraquecer a atuação da facção no Rio.

— Notadamente, essas transferências enfraquecem as lideranças, pois ajudam a interromper as comunicações do grupo e a influência dos chefes na dinâmica do crime. No Rio, temos presídios de segurança máxima, mas o distanciamento físico proporcionado pelo sistema federal é necessário para um melhor isolamento dos detentos — explicou a secretária.

O Rio de Janeiro lidera o número de transferências autorizadas pelo Governo Federal. Até o momento, 66 detentos já foram enviados para presídios federais, criados em 2006 para receber criminosos de alta periculosidade, como Fernandinho Beira-Mar.

Presos transferidos para Catanduvas

Os sete detentos transferidos nesta quarta-feira são: Arnaldo da Silva Dias, o Naldinho; Carlos Vinicius Lírio da Silva, o Cabeça do Sabão; Eliezer Miranda Joaquim, o Criam; Fabrício de Melo Jesus, o Bicinho; Marco Antônio Pereira Firmino da Silva, o My Thor; Alexander de Jesus Carlos, o Choque; e Roberto de Souza Brito, conhecido como Irmão Metralha.

Em nota, o governo estadual informou que a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) iniciou a transferência às 11h, em uma operação conjunta com forças de segurança estaduais e o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).

O transporte dos presos foi realizado sob forte esquema de segurança, conduzido pelo Serviço de Operações Especiais (SOE), pelo Grupo de Intervenção Tática (GIT) e pela Divisão de Busca e Recaptura (Recap) — todos da Seap —, desde a Penitenciária Laércio da Costa Peregrino (Bangu 1) até o Aeroporto Internacional do Galeão. Por volta das 12h25, os detentos embarcaram em uma aeronave da Polícia Federal com destino a Catanduvas.