RJ em Foco
Parceria que une esporte e sustentabilidade é lançada no Rio
Evento no Parque Madureira marca união de entidades globais para beneficiar atletas de projetos de base e instituições sociais
Em meio às discussões promovidas pela COP-30, foi lançada nesta quarta-feira (12), no Rio de Janeiro, uma parceria internacional que une esporte e sustentabilidade. O evento, realizado na Arena Carioca Fernando Torres, no Parque Madureira, selou o compromisso entre duas organizações globais que conectam a agenda de desenvolvimento sustentável à atuação cotidiana de atletas e instituições esportivas em todo o mundo. A iniciativa beneficiará mais de 50 entidades, incluindo 12 brasileiras, abrangendo projetos de base, federações, clubes, escolas e instituições sociais.
A parceria representa a união de dois movimentos internacionais que utilizam o esporte como ferramenta para impulsionar o desenvolvimento sustentável: a Sports20, grupo independente de engajamento do G20 com sede na Alemanha, e a Coalizão de Artes Marciais para o Desenvolvimento Sustentável, rede comprometida com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O lançamento contou com a presença de representantes de instituições voltadas à educação, inclusão social e ação climática por meio do esporte, além de demonstrações de crianças e jovens participantes de projetos em modalidades como taekwondo, boxe, wrestling e sambo.
“É uma grande honra para a Sports20 estabelecer essa parceria com a Coalizão de Artes Marciais para o Desenvolvimento Sustentável. O esporte é um grande meio de conectar pessoas e é por isso que estamos aqui. A sustentabilidade tem que estar no centro de tudo e não como algo periférico. Por isso, esta parceria busca aproximar os ODS da ONU da realidade das comunidades, aproveitando a linguagem universal do esporte para promover inclusão e impulsionar mudanças sustentáveis”, afirmou Tanja Ferkau, fundadora e diretora executiva da Sports20.
O mestre de taekwondo Jadir Figueira, fundador da MCS, também ressaltou a importância da iniciativa:
“Essa iniciativa inédita une dois movimentos globais que utilizam o esporte como motor para o desenvolvimento sustentável. Essa união beneficiará milhares de pessoas globalmente e visa construir uma colaboração de longo prazo aplicando o princípio de sustentabilidade em programas esportivos. A parceria com a Sports20 nos dá escala e estrutura e potencializa nossa missão de lutar por um mundo mais justo e sustentável através do esporte.”
O lançamento contou ainda com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Sambo, Marcelo Capano, e da medalhista de bronze no wrestling nos Jogos Sul-Americanos Santiago 2022, Gracyenne Helena, que integra a MCS por meio do projeto Do Morro ao Pódio, voltado ao desenvolvimento de jovens atletas em comunidades.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados