RJ em Foco
Polícia desarticula quadrilha especializada em roubos de residências no Rio
Grupo foi preso com granada e uniformes falsificados da corporação na Ilha do Governador
Uma operação conjunta das polícias Militar e Civil prendeu, nesta terça-feira (11), uma quadrilha especializada em roubos de residências no bairro Jardim Guanabara, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro. Três homens foram detidos em posse de um simulacro de arma de fogo, uma granada e um uniforme falsificado da Polícia Civil. A ação contou com o apoio de drones, que forneceram informações em tempo real aos agentes.
Os suspeitos foram capturados no momento em que se preparavam para cometer mais um roubo na região. Eles não ofereceram resistência à abordagem policial. Segundo os agentes, o grupo utilizava um veículo com placas adulteradas.
De acordo com a polícia, os criminosos são ligados ao Terceiro Comando Puro (TCP), facção com base de atuação na Cidade Alta. A operação foi realizada por equipes da Coordenadoria de Fiscalização de Armas e Explosivos (CFAE), da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) e da 4ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do 19º BPM.
Uma das vítimas da quadrilha foi o delegado Pablo Ernesto Pereira Rodriguez, rendido em 29 de março de 2012 ao chegar em sua residência, no Recreio dos Bandeirantes. Na ocasião, os criminosos abordaram o delegado, ameaçaram-no com pistolas e roubaram seu veículo, documentos e objetos pessoais.
Segundo informações da polícia, o grupo preso é especializado em roubos a residências, cargas e veículos, acumulando diversos registros criminais tanto na capital quanto na Baixada Fluminense.
Quem são os presos na operação
Foram detidos Sancler Braga do Nascimento, com 22 passagens pela polícia por crimes como roubos — incluindo contra um delegado de polícia —, além de falsidade ideológica, estelionato e uso de documento falso. No momento da prisão, ele portava um telefone roubado e uma identidade falsa.
André Moreira de Souza, também preso, tinha 18 passagens por roubo de carga, roubo de residência, estelionato e porte de arma de fogo, entre outros delitos.
O terceiro detido é Leonardo de Oliveira Simões, com 17 passagens policiais, incluindo roubo, receptação, formação de quadrilha, extorsão e tráfico de drogas. Ele possuía um mandado de prisão em aberto.
Estagiária sob supervisão de Leila Youssef.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados