RJ em Foco

Réveillon de Copacabana terá Gil, Alok, João Gomes e recorde de balsas para queima de fogos

Encerramento ficará por conta da bateria da Beija-Flor; tradicionalmente, a apresentação é da escola campeã do último desfile

Agência O Globo - 12/11/2025
Réveillon de Copacabana terá Gil, Alok, João Gomes e recorde de balsas para queima de fogos
- Foto: Reprodução / Agência Brasil

A contagem regressiva para o réveillon em Copacabana já começou, e as atrações do palco principal foram confirmadas. A estrutura começa a ser montada em frente ao Hotel Copacabana Palace a partir do próximo dia 5. Entre os destaques da noite estão Gilberto Gil, o cantor pernambucano João Gomes e o DJ Alok, que vão embalar a chegada de 2026. O encerramento da festa será comandado pela bateria da Beija-Flor — tradicionalmente, a apresentação cabe à escola vencedora do último desfile.

O cenógrafo Abel Gomes, responsável pela produção tanto da árvore de Natal na Enseada de Botafogo quanto do réveillon de Copacabana, anunciou novidades no espetáculo pirotécnico deste ano. Pela primeira vez, os fogos serão lançados de 19 balsas, quase o dobro das dez estruturas tradicionalmente utilizadas desde que a queima foi transferida da areia para o alto-mar, na virada de 2000 para 2001, por questões de segurança.

"Queremos proporcionar uma nova experiência ao público. O céu estará mais coberto pelos fogos, mas manteremos a duração do espetáculo em 12 minutos, tempo considerado ideal para marcar a festa. As balsas, de tamanhos variados, serão distribuídas de forma alternada ao longo da orla", explicou Abel Gomes.

Logo após a queima de fogos, Alok assume o palco principal com um show de música eletrônica, acompanhado por centenas de drones iluminando o céu de Copacabana.

Segundo o presidente da Riotur, Bernardo Fellow, além do palco principal, outros dois espaços serão montados em Copacabana: um dedicado ao samba e outro reservado a apresentações de música gospel.

Os fogos, de fabricação chinesa, prometem menor emissão de ruído, tornando o espetáculo mais acessível. A apresentação contará com trilha sonora exclusiva. A equipe responsável pela queima inclui Marcelo Kokote, da Vision Shows — parceiro de Abel Gomes em outros grandes eventos, como o Rock in Rio —, e terá o reforço de um técnico francês que atuou nas cerimônias da Olimpíada de 2016.

Além de Copacabana, palcos para shows serão montados em outros dez bairros: Ilha do Governador, Paquetá, Sepetiba, Parque Oeste (Inhoaíba), Guaratiba, Realengo, Ramos e Penha. Na Praia do Flamengo, o público também poderá assistir a shows e à tradicional queima de fogos.

Na Barra da Tijuca e no Recreio, queimas de fogos privadas vão iluminar dez pontos distintos, entre hotéis e condomínios.