RJ em Foco

Escola municipal sofre quatro furtos em uma semana na Pavuna; PM busca suspeitos

Sucessivos furtos impedem cerca de 800 alunos de assistirem às aulas presenciais, segundo a Secretaria Municipal de Educação

Agência O Globo - 08/11/2025
Escola municipal sofre quatro furtos em uma semana na Pavuna; PM busca suspeitos
- Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A Escola Municipal Comandante Arnaldo Varella, localizada na Pavuna, Zona Norte do Rio, foi alvo de pelo menos quatro furtos em sete dias, entre o fim de outubro e o início de novembro, conforme denúncia da Secretaria Municipal de Educação. Nos dias 27 e 28 do mês passado, criminosos destruíram o sistema de câmeras de segurança, danificaram o quadro de energia e furtaram cabos, comprometendo a climatização das salas.

Mesmo após o reforço na solda do portão, os invasores retornaram uma semana depois, na segunda e terça-feira passadas, levando mais equipamentos e o restante da fiação elétrica.

Na terça-feira, o vigilante contratado para atuar na escola foi rendido e ameaçado por criminosos armados, que apontaram uma arma para sua cabeça.

— É inadmissível que uma escola seja alvo desse nível de violência. Estamos trabalhando dia e noite para garantir que a unidade esteja pronta para o Enem no domingo e para que nossos estudantes retornem à sala de aula na segunda-feira. Educação é prioridade, e não vamos permitir que ações criminosas impeçam o direito de aprender — afirmou o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a restauração do sistema elétrico e da climatização está sendo feita em caráter emergencial para garantir a realização da prova do Enem. Os sucessivos furtos impediram cerca de 800 alunos de terem aulas presenciais, segundo o órgão.

A Polícia Militar informou que não foi acionada no momento dos crimes, mas que o comando do 41º BPM (Irajá) está empenhado em identificar e prender os responsáveis.

"Além disso, a unidade está em contato com a Associação de Moradores da região e com a direção do estabelecimento de ensino, a fim de prestar o apoio necessário e colaborar para o restabelecimento e a tranquilidade na comunidade", destacou a corporação, em nota.

De acordo com a 39ª DP (Pavuna), foram registrados dois boletins de ocorrência, nos dias 3 e 4 de novembro, relacionados ao caso. Em ambas as situações, a perícia foi realizada no local. Outras diligências seguem em andamento para apurar a autoria dos crimes e esclarecer os fatos.