RJ em Foco

Com passagem de ciclone extratropical, Rio pode ter ventos de até 100km/h neste sábado; veja como se proteger

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de "perigo" para ventos costeiros em todo o estado do Rio a partir de 12h de hoje

Agência O Globo - 08/11/2025
Com passagem de ciclone extratropical, Rio pode ter ventos de até 100km/h neste sábado; veja como se proteger
- Foto: Inmet

O deslocamento de um sistema de baixa pressão próximo à costa da região Sudeste e a passagem de uma frente fria vão intensificar os ventos na cidade do Rio. A previsão é de rajadas de vento moderadas a fortes, podendo ser pontualmente muito fortes principalmente durante a tarde, segundo informou o Centro de Operações e Resiliência do Rio (COR-Rio).

Angústia:

De carona na COP 30:

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um aviso de "perigo" para ventos costeiros em todo o estado do Rio a partir de 12h deste sábado. Na madrugada de domingo, ainda poderão ocorrer rajadas de vento moderadas a ocasionalmente fortes. Nesse período, as rajadas de vento poderão atingir intensidade entre 50 km/h e 100 km/h. O aviso meteorológico tem validade entre 18h desta sexta e 6h de domingo. A recomendação para a população é manter total atenção às orientações do Centro de Operações e da Defesa Civil Municipal.

Em casa:

Feche as janelas, basculantes e portas de armários para evitar canalizações de ventos no interior de casa.

Persianas, cortinas ou blecautes também devem estar fechados para evitar que estilhaços se espalhem, no caso de alguma janela quebrar;

Aparelhos elétricos e registro de gás devem estar fechados. Dessa forma, não há agravamento em caso de queda de árvore;

Evite deixar objetos que possam cair em locais altos;

Mantenha as árvores do jardim ou do quintal sempre podadas e bem cuidadas;

Fique atento: se houver falta de luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios.

Na rua:

Não se abrigue debaixo de árvores ou de coberturas metálicas;

Evite a prática de esportes ao ar livre, especialmente, no mar;

Evite ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção;

Evite passar sob cabos elétricos, outdoors, andaimes, escadas;

Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

Não queime lixo, não ateie fogo em terrenos para remover vegetação, não acenda fogueiras ou jogue bitucas de cigarros em estradas ou terrenos com mata;

Fique atento: caso haja queda de árvore, é possível que a rede de energia tenha sido rompida. Nesta situação, há risco de acidentes causados por raios.

O que é um ciclone extratropical

O ciclone extratropical é um fenômeno natural comum. Desde vez, no entanto, chama a atenção por sua proximidade do continente, e área de atuação, e pela baixa pressão, fator relacionado a sua potência. O estado de São Paulo, por exemplo, já tem a Defesa Civil em alerta para os possíveis riscos que podem ser desencadeados, com previsão de ventos ainda mais fortes, podendo chegar a 115 km/h.

A presença do fenômeno — que é comum de acontecer, só que nem sempre tão próximo ao continente — será marcada, principalmente, por rajadas de ventos fortes, que podem chegar a 100 km/h em parte do território fluminense.

— A formação de ciclone extratropical nessa região já aconteceu muitas outras vezes. Não é nenhuma novidade. Esse está chamando a atenção porque as projeções, as simulações atmosféricas feitas em supercomputadores estão indicando que a pressão do ar vai ficar muito baixa, abaixo de 1 mil hectopascais (hPa). E quanto mais baixa, maior é o risco de tempestades e de ventanias — salienta a meteorologista. — Estamos numa situação especial porque essa área de baixa pressão atmosférica será muito forte, o que pode gerar ventos intensos e instabilidade muito fortes.

A Climatempo prevê que as rajadas de vento podem variar até 100 km/h de acordo com a região do estado do Rio, marca que pode ser atingida no litoral, entre Angra dos Reis e Cabo Frio, e em áreas serranas e de maior altitude. Em outras regiões podem vão ficar entre 60 km/h e 80 km/h.

— A grande preocupação é o sábado. Nesta sexta-feira, no Rio, não acontece nada. Amanhã ainda será um dia bem abafado até o começo da tarde, em seguida, haverá uma queda brusca por conta da mudança da direção dos ventos. Já as pancadas de chuva, de moderada a fortes, serão em todo o estado do Rio, entre a manhã e a noite — diz Josélia Pegorim.

O risco maior para temporais é no interior do estado, nas áreas próximas a Minas Gerais. O tempo volta a mudar no domingo, principalmente ao longo da tarde, com uma grande diminuição dos ventos. O dia, no entanto, seguirá com muita nebulosidade e condições de chuva a qualquer hora com menos intensidade, podendo variar de fraca a moderada. A temperatura cai bastante, em relação ao sábado, e fica amena, com máxima de 22°C na cidade do Rio.