RJ em Foco
Família amplia buscas por professor da UFRJ desaparecido no Morro da Urca
Antonio Petraglia, de 70 anos, está desaparecido desde 12 de outubro; familiares visitam hospitais e abrigos em busca de pistas
A família do professor Antonio Petraglia, de 70 anos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ampliou as buscas após mais de 20 dias de seu desaparecimento. Agora, parentes visitam hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), abrigos e unidades do serviço social no Rio e em Niterói, na tentativa de localizar o idoso, que pode ter sido acolhido como pessoa em situação de vulnerabilidade.
O professor desapareceu em 12 de outubro, durante uma trilha no Parque Bondinho Pão de Açúcar, na Zona Sul do Rio. Ele foi visto pela última vez por volta das 17h, entrando na pista Cláudio Coutinho, na Urca, para sua caminhada habitual. Diagnosticado com Alzheimer, Petraglia costumava fazer passeios regulares por recomendação médica e era monitorado pela família por meio de um aplicativo de localização, cujo sinal foi perdido na área da trilha.
Nos últimos dias, surgiram relatos de supostos avistamentos na Zona Sul, mas, após verificação presencial por familiares e voluntários, todos foram descartados. A família também contratou mergulhadores profissionais, que vasculharam a área marítima próxima à Urca, sem encontrar indícios do paradeiro do professor.
A Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) informou que as buscas prosseguem com foco na água, e que avalia operações em áreas de rochas, em parceria com o Corpo de Bombeiros. Um voluntário montanhista conhecido na região também dará apoio em uma nova etapa das buscas. O uso de drones para complementar as investigações está temporariamente suspenso devido ao mau tempo.
A família reforça a importância da colaboração do público e pede que qualquer informação confiável seja comunicada imediatamente pelos canais oficiais:
Disque Denúncia: (21) 2253-1177
Instagram: @vamos_achar_antonio
Site: vamosacharantonio.com.br
— Agradecemos mais uma vez todo o apoio que estamos recebendo da população e da imprensa na busca ao meu pai e pedimos que, a qualquer informação de avistamento dele, entrem em contato — afirma Pedro Petraglia, filho de Antonio.
Site reúne informações e mapa de avistamentos
A família criou um site para reunir informações que possam ajudar a localizar o professor. A página apresenta características físicas, última vestimenta, foto recente, links para o Disque Denúncia, resumo do caso, dicas de como ajudar e um mapa com os locais das últimas aparições. O endereço eletrônico pode ser acessado clicando aqui. O perfil no Instagram @vamos_achar_antonio também segue ativo para atualizações.
Carreira e legado acadêmico
Antonio Petraglia ingressou na UFRJ nos anos 1970 e tornou-se referência em Eletrônica. Em 2021, aposentou-se devido ao diagnóstico de Alzheimer, mas continuava frequentando o campus do Fundão acompanhando a esposa, Mariane Petraglia, também professora universitária.
Graduado em Engenharia Eletrônica e mestre em Engenharia Elétrica pela UFRJ, Antonio possui doutorado pela Universidade da Califórnia e pós-doutorado em instituições dos Estados Unidos. Foi conselheiro da Sociedade Brasileira de Microeletrônica e é reconhecido por pesquisas em projetos de circuitos integrados mistos para processamento de sinais, conforme registrado no sistema Lattes do CNPq.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados