RJ em Foco

Polícia investiga ligação de integrante do Comando Vermelho com treinamento de guerra na Ucrânia

Criminoso teria viajado à Europa para aprender técnicas de combate e aplicar estratégias contra forças de segurança do Rio de Janeiro

Agência O Globo - 05/11/2025
Polícia investiga ligação de integrante do Comando Vermelho com treinamento de guerra na Ucrânia
Polícia Civil - Foto: Tânia Rêgo/Arquivo/Agência Brasil

A Subsecretaria de Inteligência (Ssinte) da Polícia Civil identificou que um integrante do Comando Vermelho realizou um "intercâmbio" na Ucrânia para aprender técnicas terroristas de guerra. Segundo as investigações, o objetivo do criminoso era utilizar as estratégias adquiridas contra as forças de segurança do Rio de Janeiro. O suspeito estaria ligado a Antonio Hilário Ferreira, conhecido como "Rabicó", uma das principais lideranças da facção e apontado como chefe do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo.

De acordo com a polícia, já foram identificadas pelo menos três entradas do investigado na Europa, além de imagens que o mostram na Ucrânia.

A Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) instaurará inquérito para aprofundar as investigações. A polícia informou ainda que o homem possui antecedentes criminais por tráfico de drogas e agora também responderá por apologia ao tráfico e associação para o tráfico.