RJ em Foco
Príncipe William visita o Cristo Redentor e altera rotina de turistas no Rio
Herdeiro da coroa britânica esteve no ponto turístico sob forte esquema de segurança na manhã desta quarta-feira, em seu último dia de agenda na cidade.
Em seu último dia de agenda no Rio de Janeiro, o príncipe William, do Reino Unido, aproveitou o céu aberto e o clima ameno na manhã desta quarta-feira (data). Diferentemente dos compromissos anteriores, o herdeiro da coroa britânica chegou e saiu de forma discreta do Cristo Redentor. O passeio, acompanhado de perto pelo prefeito Eduardo Paes, acabou modificando a rotina de trabalhadores e turistas na região.
Alteração na visitação ao Cristo Redentor
Normalmente, a visitação ao Cristo Redentor começa às 7h20, mas, devido à presença do príncipe, o acesso foi restrito até as 10h. A mudança, informada pela companhia Paineiras Corcovado nas redes sociais na última sexta-feira, surpreendeu alguns profissionais e turistas, que precisaram adaptar seus roteiros.
— Geralmente chegamos cedo para pegar o primeiro horário. Mas hoje tivemos que alterar o roteiro, porque estava tudo fechado. Passamos pelo bairro de Santa Teresa e pelo mirante do Morro dos Prazeres — relatou Thiago Travassos, guia turístico que atua diariamente no local.
Michelle Lopez, Juan Caicedo e Hellen Cuellar, turistas de Cali, na Colômbia, decidiram deixar o passeio ao Cristo para o último dia de viagem, após enfrentarem dias de tempo instável no Rio. Hospedados na Zona Sul, madrugaram para garantir o primeiro horário de visitação, mas foram surpreendidos pelo fechamento temporário do local.
— Amigos que já vieram nos falaram para ter paciência com a fila, mas estava tudo vazio. Estranhamos e esperamos, foi quando o príncipe chegou e tudo ficou explicado — contou Michelle, que é bailarina.
Enquanto aguardavam, o grupo aproveitou para conversar, tirar fotos e conter a ansiedade no Mirante Paineiras. Por volta das 9h, assim como eles, centenas de turistas já aguardavam a liberação do acesso ao Cristo Redentor.
Reações e rotina alterada
Apesar de compreensivos, muitos visitantes reclamaram do fechamento do Centro de Visitantes Paineiras, onde costumam adquirir bebidas, comidas e lembranças.
Enquanto isso, vestindo blazer azul e sem gravata, o príncipe William conversou com os 15 finalistas do Prêmio Earthshot, que participaram do passeio. Em seguida, foi recebido pelo cardeal Dom Orani Tempesta e visitou a capela do Cristo Redentor.
Clima colaborou para a visita
O príncipe foi agraciado com uma manhã de céu azul e sol intenso, após dias de instabilidade e nebulosidade na cidade. Embora a primavera já tenha começado, as temperaturas permaneceram abaixo dos 30ºC, com uma brisa fresca tornando o clima mais agradável.
Esquema especial de segurança
Para garantir a segurança da comitiva real, um forte esquema foi montado no entorno do ponto turístico. Quem circulou pelo bairro de Santa Teresa pôde notar a presença de diversas viaturas da Polícia Militar posicionadas estrategicamente ao longo da rota. Na entrada da Estrada das Paineiras, dois carros da Guarda Municipal bloquearam o acesso de veículos, enquanto outros agentes atuavam no estacionamento e na praça do Mirante das Paineiras.
No Centro de Visitantes Paineiras, policiais do Comando de Polícia Ambiental (Cpam) reforçaram a segurança. A equipe de seguranças do príncipe permaneceu ao lado da Range Rover utilizada para o translado real.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados