RJ em Foco

Príncipe William faz selfies com público em visita ao Pão de Açúcar, primeira agenda no Rio

Representante da coroa britânica está em viagem oficial à cidade antes da COP30, em Belém

Agência O Globo - 03/11/2025
Príncipe William faz selfies com público em visita ao Pão de Açúcar, primeira agenda no Rio

Príncipe William desembarcou no Rio de Janeiro e, em sua primeira atividade oficial na cidade, visitou o Pão de Açúcar, na Zona Sul, no fim da manhã desta segunda-feira. O herdeiro da coroa britânica vestia blazer cinza, camisa azul clara sem gravata, calça azul escura e sapatos marrons. Com semblante tranquilo, chegou ao local em uma Range Rover D350, acompanhado de um forte esquema de segurança.

Apesar dos gritos de turistas que tentavam chamar sua atenção, William manteve a discrição e não conversou com o público ao chegar. Ele desceu rapidamente do veículo e seguiu com sua equipe para o acesso ao bondinho, dando início à agenda oficial no cartão-postal carioca. O príncipe permanece no Rio até quarta-feira e, em seguida, segue para Belém (PA), onde participa da COP30.

No topo do Pão de Açúcar, William aproveitou a vista e posou para fotos tendo a paisagem da cidade ao fundo. Antes de descer, aproximou-se do público presente e fez selfies, sorridente, com alguns admiradores que conseguiram chegar mais perto.

Na saída do bondinho, o clima foi de entusiasmo: turistas gritaram o nome do príncipe, que, desta vez, retribuiu com acenos e um sorriso simpático. Ainda assim, a segurança recomendou que ele entrasse rapidamente no veículo, mesmo diante dos pedidos para que se aproximasse do público.

Comitiva e esquema especial

A comitiva real contou com dez veículos, incluindo três Range Rovers, tradicionais na logística da realeza britânica. O modelo utilizado por William, uma D350 cinza, é avaliado em quase um milhão de reais, possui 350 cavalos de potência, transmissão automática de oito velocidades e acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos.

A movimentação chamou a atenção de quem trabalha e circula pelo local. "Eu reconheci o príncipe pela careca", disse Josevaldo Moisés, vendedor há 38 anos no entorno do Pão de Açúcar. Segundo ele, com tantos carros de vidros escuros, foi difícil identificar em qual estava William, mas o reconheceu rapidamente quando a comitiva estacionou.

Repercussão entre moradores e trabalhadores

Roberson de Carvalho, que há 12 anos se apresenta como Charles Chaplin na entrada do Parque Bondinho Pão de Açúcar, notou a movimentação atípica nesta manhã. O reforço na segurança incluiu equipes da Guarda Municipal, agentes da Secretaria de Ordem Pública, garis da Comlurb e até um carro da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) com cão farejador. "Depois de dias de tensão no Rio, espero que essa visita deixe marcas positivas para a cidade e para ele. Até porque, o Rio segue maravilhoso", comentou o artista e guia turístico.

A moradora Fernanda de Sá também percebeu o clima diferente, mas não tinha certeza se o príncipe passaria pelo local, já que a agenda oficial é mantida sob sigilo. Entre os compromissos, está a cerimônia do Prêmio Earthshot, fundado pelo próprio William.

Já Teresinha Siqueira, de 72 anos, saía do Hospital Benjamin Constant após uma cirurgia quando viu a movimentação dos batedores federais. "Corri atrás da comitiva e arrisquei: 'É o presidente'", contou. Ao ver William, comentou: "Pensei que ele fosse mais fortinho". Para a aposentada, o príncipe pareceu mais franzino do que nas imagens da televisão.