RJ em Foco

Antes do Príncipe William: do samba com Pinah a obras da Ponte Rio-Niterói, relembre outras visitas da família real britânica ao Brasil

A última estadia de membros da corte britânica no Brasil ocorreu há onze anos, quando o seu irmão, Harry, viajou ao país para acompanhar os jogos da Copa do Mundo

Agência O Globo - 03/11/2025
Antes do Príncipe William: do samba com Pinah a obras da Ponte Rio-Niterói, relembre outras visitas da família real britânica ao Brasil
Antes do Príncipe William: do samba com Pinah a obras da Ponte Rio-Niterói, relembre outras visitas da família real britânica ao Brasil - Foto: Reprodução / Instagram

Próximo na linha de sucessão da coroa britânica, o príncipe William visitará as terras cariocas entre os desta segunda-feira até quarta-feira. O motivo da viagem é a cerimônia de entrega do Prêmio Earthshot, que reconhece projetos voltados à preservação ambiental, no Museu do Amanhã, no Centro do Rio. A agenda completa ainda é um segredo, mas marca o retorno da família real ao Brasil após 11 anos: a última vinda ao país havia sido do príncipe Harry, seu irmão, em 2014, para prestigiar a Copa do Mundo de futebol. Relembre abaixo as passagens de outros membros da realeza por aqui.

Rainha Elizabeth II e Príncipe Philip

Em 1968, durante o período da ditadura militar no Brasil, o casal esteve no país por 11 dias e passou pelo Rio, assim como por São Paulo, Brasília, Recife e Salvador. Na Cidade Maravilhosa, último destino da viagem, a rainha visitou pontos turísticos como o Mirante Dona Marta, a Praia de Botafogo e o Outeiro da Glória. Já o príncipe esteve no Estaleiro Mauá, em Niterói.

A agenda intensa ainda permitiu que a rainha inaugurasse o início das obras da Ponte Rio-Niterói e até assistisse a um desfile de carnaval fora de época, com passistas e ritmistas da Estação Primeira de Mangueira, na Embaixada do Reino Unido, em Botafogo.

Um encontro inédito entre a rainha e Pelé ocorreu durante a visita ao Maracanã, onde ela assistiu, ao lado do marido, a uma partida entre as seleções do Rio e de São Paulo. Na ocasião, Elizabeth II afirmou já conhecer o jogador de nome e ter ficado feliz em cumprimentar o Rei do Futebol.

Ao final de sua passagem pelo país, o casal real levou consigo discos de música popular brasileira, incluindo obras de Carmen Miranda, Pixinguinha e Noel Rosa.

Anos depois, em 1997, Elizabeth concedeu a Pelé o título de Cavaleiro da Ordem do Império Britânico. Em 1971, ela já havia concedido o mesmo ao escritor Gilberto Freyre, que também conheceu durante a visita.

Príncipe Charles

O atual rei da monarquia britânica, Charles III, quando ainda era príncipe, visitou o país em quatro oportunidades e, claro, em todas elas esteve na Cidade Maravilhosa. A primeira dessas viagens ocorreu em 1978, dez anos após a vinda de sua mãe. Solteiro à época, com 29 anos, esteve no Brasil em pleno carnaval e não perdeu a oportunidade de improvisar no samba com Pinah, passista da Beija-Flor. Além do Rio, o monarca também conheceu Brasília, São Paulo e Manaus.

A segunda visita, em 1991, foi marcada pela presença da princesa Diana, primeira esposa de Charles e mãe de seus filhos William e Harry. A estadia durou apenas dois dias, mas o casal não perdeu a oportunidade de participar de um baile de gala no Hotel Copacabana Palace, na Praia de Copacabana, onde estavam hospedados na ocasião.

Em meio à agenda apertada, a princesa de Gales foi vista em trajes de banho na piscina do hotel, além de comer uvas e mangas à luz de velas na pérgula.

Diana ainda visitou o Corcovado e assistiu a um espetáculo de dança do Grupo Corpo, no Theatro Municipal. No meio da apresentação, ocorreu uma queda de energia momentânea causada por um problema na mesa de som. Muitos dos espectadores se levantaram, sem paciência para esperar, mas a inglesa continuou sentada. Após um intervalo de sete minutos, o espetáculo seguiu.

Lady Di também fez questão de visitar o Instituto Fernandes Figueira, unidade de saúde infantil da Fiocruz, onde esteve na ala destinada a pacientes com Aids. Ela também visitou a antiga Fundação para o Bem-Estar do Menor (Febem), em São Paulo.

Anos após a morte da princesa Diana, Charles retornou ao Brasil em 2002, quando visitou a sede da Petrobras, com foco em sua agenda ambiental. Na ocasião, foi presenteado pelo então secretário de Energia do Rio, Wagner Victer, com uma camisa do Fluminense.

Já em sua última visita, em 2009, Charles esteve acompanhado de sua segunda esposa, Camila, então duquesa de Cornualha. Durante dois dias, passearam pelo Rio, assistiram a uma apresentação de samba, e o então príncipe de Gales se arriscou a tocar chocalho. O casal também visitou Manaus na ocasião.

Príncipe Philip

Em 1962, seis anos antes de vir com a rainha Elizabeth II, o príncipe visitou o Brasil para promover o avião Dart Herald, fabricado pela empresa britânica Handley Page. Ele pilotou a aeronave até Brasília e depois visitou o Rio, São Paulo e Fortaleza.

A passagem pelo Rio incluiu visitas à Floresta da Tijuca, Vista Chinesa, Mesa do Imperador, Refinaria Duque de Caxias e Iate Clube da Ilha do Governador, de onde saiu para um passeio de barco pela Baía de Guanabara. No Palácio da Guanabara, recebeu a chave da cidade e conversou sobre futebol com João Havelange, que viria a ser presidente da Fifa na década seguinte.

Em sua despedida do Brasil, o príncipe leu um texto em português agradecendo pela recepção: "Estou simplesmente encantado com a acolhida da minha visita ao Brasil, o que considero um testemunho da amizade tradicional que liga Brasil e a Grã-Bretanha", disse.

Após a visita acompanhado da rainha, em 1968, o príncipe retornou em 1992 para participar da inauguração da Reserva Particular do Patrimônio Natural Santuário de Vida Silvestre Vagafogo, em Pirenópolis (GO). Durante a estadia, chegou a provar a seiva de jatobá, árvore nativa da América do Sul, mas o sabor não o agradou.

Príncipe Harry

Irmão mais novo de William, o príncipe Harry já esteve no Brasil em duas oportunidades. A primeira, em 2012, ocorreu para promover uma iniciativa que destacava o Reino Unido antes dos Jogos Olímpicos de Londres. Durante a visita, conheceu o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, passeou pela Praia de Copacabana e esteve no Complexo do Alemão, onde foi muito tietado pelos moradores.

Já em 2014, última visita de membros da família real ao Brasil até o momento, Harry veio assistir aos jogos da Copa do Mundo, visitou as instalações do Hospital Sarah Kubitschek e uma ONG de crianças em situação de vulnerabilidade econômica.

*Estagiária sob supervisão de Leila Youseff.