RJ em Foco
Regras em bailes do Comando Vermelho vão do 'acautelamento' de fuzis à nova punição para quem briga, revela denúncia
Facção impõe normas por meio de comunicados em aplicativo de mensagens
Enquanto a proibição do porte de armas é uma prática comum em casas noturnas, dentro do Complexo da Penha, no Rio de Janeiro, o Comando Vermelho (CV) adota procedimentos semelhantes durante seus bailes. De acordo com comunicado assinado por Washington Cesar Braga da Silva, conhecido como Grandão ou Síndico da Penha, a facção estabelece regras rígidas para os eventos realizados nas comunidades da Zona Norte.
O conteúdo, extraído de relatórios da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), embasou a megaoperação policial da última terça-feira, que resultou em mais de 120 mortes e revelou outras normas internas do grupo.
Segundo o MPRJ, Grandão "emite comunicados sobre normas de comportamento em atividades recreativas nas comunidades, com participação de traficantes locais". Um exemplo citado foi uma mensagem enviada por Grandão em novembro de 2023, em um grupo de WhatsApp utilizado para divulgar regras e orientações.
"Fica proibido no evento: a entrada de qualquer amigo de fuzil, responsável de firma, dono, gerente, segurança, vapor, seja o que for, está proibida a entrada de fuzil no campo. O armamento fica fora do campo", diz o comunicado sobre os bailes na Penha. O texto ainda destaca que "não será tolerado nenhum tipo de transtorno", justificando que "o evento é pro morador".
No evento, também foi vetada a entrada de bebidas alcoólicas, como uísque, cerveja, energético ou vinho. O aviso reforça: "Sem macete de colocar bebidas em mochila, malandro demais se atrapalha".
Outro líder do CV, Juan Breno Malta Ramos, o BMW, gerente do tráfico na Gardênia Azul, Zona Oeste do Rio, é apontado como responsável pelas punições aplicadas. Conforme relatório da DRE, além de torturas e agressões, foi identificada uma nova punição para quem se envolve em brigas durante os bailes: antes, mulheres tinham os cabelos raspados; agora, os punidos são mergulhados em banheiras de gelo.
As normas do CV não se restringem aos bailes. Em outro comunicado, Grandão determinou que nenhum integrante poderia agir sem antes consultar as lideranças, como Doca (Edgar Alves Andrade) ou Pedro Paulo Guedes, o Pedro Bala. Ambos integram o "primeiro escalão" da facção na Penha, segundo o MPRJ.
Entre as regras internas, destaca-se ainda a proibição de entrar armado na casa de Doca, conhecida como "Toca do Urso". O alerta foi enviado por Gadernal (Carlos Costa Neves), outro homem de confiança do chefe do tráfico, em 2023.
CLIQUE AQUI E VEJA NO MAPA DO CRIME COMO SÃO OS ROUBOS NO SEU BAIRRO
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados