Política

Distrito Federal é a primeira Unidade da Federação a ter três mulheres no Senado

Um marco histórico na representação feminina no Senado

Estadao Conteudo 04/10/2026
Distrito Federal é a primeira Unidade da Federação a ter três mulheres no Senado
Foto: © Carlos Moura/Agência Senado

O Distrito Federal entrou para a história neste domingo, 4, ao se tornar a primeira Unidade da Federação a contar com três senadoras mulheres na história do Brasil. Com a eleição de Michelle Bolsonaro (PL) e Bia Kicis (PL), as duas se juntam à senadora Damares Alves (Republicanos) na bancada do DF no Senado.

Em 202 anos de história, o Senado teve 78 senadoras. A primeira foi Eunice Michiles (AM), que ocupou o cargo de 1979 a 1987. Durante mais de 150 anos, o Senado ficou sem mulheres ocupando as cadeiras que representam os Estados da Federação no Congresso Nacional.

No Distrito Federal, terminarão os mandatos atuais Izalci Lucas (PL), que concorreu a deputado federal, e Leila do Vôlei (PDT), que tentou reeleição, mas não conseguiu a vaga.

Damares, Michelle e Bia fazem parte do mesmo grupo político, identificando-se como nomes da direita e apoiadoras do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), esposo de Michelle, que foi condenado por tentativa de golpe de Estado e está em prisão domiciliar.

Durante a campanha, Michelle e Bia adotaram propagandas eleitorais conjuntas, sempre exibindo ambos os nomes para os eleitores, inclusive com jingles feitos em parceria. As novas eleitas tomarão posse no Senado em fevereiro de 2027.

Com 96% das urnas apuradas, Michelle somava mais de 896 mil votos (29%). Em seguida, aparece Bia Kicis, com mais de 847 mil votos (27,4%). Em terceiro lugar, Leila do Vôlei (PDT), que ficou de fora do Legislativo, totalizava 658,4 mil votos (21,3%).