Política
Comissão aprova criação de catálogo de práticas sustentáveis de manejo de resíduos sólidos
Proposta prevê inventários nacionais para compartilhar soluções inovadoras e modelos de excelência na gestão de resíduos sólidos.
A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro, uma proposta que institui inventários nacionais com o objetivo de reunir boas práticas, soluções inovadoras e modelos de excelência na gestão de resíduos sólidos. A iniciativa será incorporada como novo instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A alteração está prevista no substitutivo apresentado pela relatora, deputada Lêda Borges (PSDB-GO), ao Projeto de Lei 4030/23, de autoria do deputado Tião Medeiros (PP-PR). O texto original previa a criação do Programa Moeda Verde, que trocaria recicláveis por alimentos, mas a relatora optou por uma alteração estrutural na legislação para apoiar diversas iniciativas de sustentabilidade.
Lêda Borges apontou possível inconstitucionalidade na proposta inicial, por invadir competências dos municípios ao permitir que o governo federal executasse diretamente um programa de coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos.
“Percebemos incompatibilidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que reserva ao governo federal o papel de editar diretrizes e oferecer apoio técnico e financeiro, sem executar diretamente as ações. O programa teria dificuldades práticas e riscos de ineficiência, especialmente diante das diversidades regionais, da estrutura administrativa necessária e dos custos envolvidos”, explicou a deputada.
Para a relatora, os novos inventários vão facilitar o compartilhamento de tecnologias e métodos já consolidados em diferentes cidades e estados, impulsionando a modernização do setor e fortalecendo a proteção ambiental.
Próximas etapas
A proposta seguirá para análise, em caráter conclusivo, pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Para que entre em vigor, o texto ainda precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
3TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
4COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro terão isenção do imposto