Política
Moraes dá 15 dias para PGR se manifestar sobre pedido da defesa de Filipe Martins
Ex-assessor de Bolsonaro pede reconsideração de prisão; decisão depende de parecer da PGR
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), estabeleceu prazo de 15 dias para que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre o pedido da defesa de Filipe Martins, ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que solicita a reconsideração da prisão preventiva.
“Encaminhem-se os autos à Procuradoria-Geral da República, para manifestação no prazo de 15 dias”, determinou Moraes em despacho publicado nesta terça-feira, 20. Apenas após o parecer da PGR, o relator deverá decidir se mantém ou revoga a prisão preventiva.
Filipe Martins foi preso preventivamente em 2 de janeiro, acusado de descumprir medidas cautelares ao acessar a rede social LinkedIn.
A defesa contesta a acusação. Os advogados informam que acessaram a conta mencionada nos autos para verificar o histórico de logins e, no dia 6, protocolaram um relatório técnico da Microsoft, responsável pela rede social.
Segundo a defesa, o documento apresenta registros e datas de acesso que comprovariam a ausência de movimentação no perfil atribuído a Martins.
Em 16 de dezembro, Martins foi condenado pelo STF a 21 anos e seis meses de prisão por cinco crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado entre 2022 e 2023.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
3TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
4COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro terão isenção do imposto