Política

Comissão aprova exigência de cópia do ECA em entidades que atendem crianças e adolescentes

Órgãos e serviços públicos e privados deverão disponibilizar o Estatuto para consulta de pais e responsáveis, segundo proposta aprovada na Câmara.

21/01/2026
Comissão aprova exigência de cópia do ECA em entidades que atendem crianças e adolescentes
Entidades que atendem crianças e adolescentes deverão disponibilizar o ECA para consulta. - Foto: Renato Araújo / Câmara dos Deputados

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro, proposta que obriga órgãos e entidades voltados ao atendimento de crianças e adolescentes a disponibilizarem o texto do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para consulta de pais e responsáveis legais.

A medida altera o ECA para incluir a nova exigência, permitindo que o acesso ao conteúdo integral e atualizado da lei seja feito tanto em meio físico quanto digital.

O texto aprovado é um substitutivo da relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), ao Projeto de Lei 3326/24, de autoria da deputada Maria Rosas (Republicanos-SP).

Segundo Laura Carneiro, foram feitas apenas alterações de redação e técnica legislativa. "Violações de direitos de crianças e adolescentes ainda são bastante frequentes no Brasil. O projeto busca prevenir essas condutas ampliando a conscientização de pais e responsáveis legais", afirmou a relatora.

Quem deve disponibilizar o ECA?

  • Órgãos e entidades, públicos ou privados, que atuem na garantia de direitos ou prestem serviços a crianças e adolescentes;
  • Centros de referência em atenção a crianças e adolescentes;
  • Serviços de acolhimento;
  • Serviços de registro civil das pessoas naturais.

Próximas etapas

A proposta seguirá para análise, em caráter conclusivo, nas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para se tornar lei, o texto ainda precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei