Política
Comissão aprova incentivo fiscal para apoio a projetos culturais e esportivos em pequenos municípios
Empresas poderão destinar parte do Imposto de Renda para iniciativas em cidades com menos de 50 mil habitantes. Proposta busca ampliar acesso à cultura e ao esporte em regiões vulneráveis.
A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4612/24, que permite que empresas destinem até 4% do valor do Imposto de Renda devido a projetos de inclusão social por meio do esporte em municípios com menos de 50 mil habitantes.
O texto também determina que esses municípios recebam 5% dos recursos doados ou patrocinados a projetos culturais com valor superior a R$ 500 mil. Esse montante poderá ser incluído no valor a ser deduzido do Imposto de Renda do incentivador.
O parecer favorável foi apresentado pela relatora, deputada Luisa Canziani (PSD-PR), e acolhido pelos parlamentares. O projeto é de autoria do deputado Thiago de Joaldo (PP-SE).
Segundo Luisa Canziani, a proposta busca descentralizar a aplicação dos recursos de incentivo ao esporte e à cultura, garantindo que cidades menos populosas também sejam beneficiadas por iniciativas esportivas e culturais.
“Os pequenos municípios, muitas vezes sem quaisquer equipamentos esportivos e culturais, também são, por sua própria natureza, locais de vulnerabilidade social”, destacou a relatora.
Próximos passos
O projeto seguirá tramitando em caráter conclusivo, pelas comissões de Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para se tornar lei, a proposta ainda precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
3TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
4BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
5ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo