Política

STF autoriza visita mensal de cabeleireira a Augusto Heleno em prisão domiciliar

Ministro Alexandre de Moraes libera prestação de serviço pessoal sob regras rígidas de controle

20/01/2026
STF autoriza visita mensal de cabeleireira a Augusto Heleno em prisão domiciliar
O general Augusto Heleno - Foto: Reprodução / Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou que uma cabeleireira visite mensalmente o general Augusto Heleno, que cumpre pena em prisão domiciliar humanitária. A decisão foi assinada pelo ministro Alexandre de Moraes nesta segunda-feira (19).

Conforme a determinação, a profissional poderá comparecer à residência do condenado uma vez por mês, durante o horário comercial, para prestar serviços pessoais. Apesar do benefício, Heleno permanece considerado pessoa privada de liberdade, o que mantém o controle rigoroso sobre deslocamentos e visitas.

O general está em prisão domiciliar desde dezembro, após ser condenado a 21 anos de reclusão, com regime inicial fechado. Moraes também manteve a autorização permanente para visitas de familiares e permitiu que Heleno acesse diariamente o terraço do prédio onde mora, para banho de sol e exercícios físicos, por até três horas.

Segundo o relator, todas as visitas, inclusive a da cabeleireira, devem seguir as normas estabelecidas pela Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal, que regulam dias, horários e o número de pessoas autorizadas a entrar no local.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) foi comunicada oficialmente sobre a decisão.