Política
Lula tem discurso interrompido após problema técnico e deixa palco em Foz do Iguaçu
Presidente se retira após falha no microfone durante inauguração da Ponte da Integração, entre Brasil e Paraguai.
Um problema técnico interrompeu o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a inauguração da Ponte da Integração, que conecta Brasil e Paraguai, nesta sexta-feira, 19. Enquanto discursava, o microfone do presidente parou de funcionar, levando-o a deixar o palco montado pela equipe da Presidência, demonstrando irritação.
A transmissão realizada pela EBC enfrentou falhas ao longo da participação de Lula. Em determinado momento, o microfone travou, deixando o presidente alguns minutos em silêncio no palco, aguardando a normalização. Ele chegou a tentar retomar o discurso por algumas vezes.
No final, ainda sem áudio captado pela transmissão, Lula disse algo à plateia, entregou o microfone e saiu visivelmente contrariado, dirigindo-se aos militantes posicionados na lateral do palco.
A equipe do Estadão/Broadcast procurou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) para esclarecer a origem do problema técnico e se o discurso seria retomado, mas não obteve resposta até o momento.
Durante os cerca de nove minutos em que conseguiu discursar, Lula destacou que a construção da ponte em Foz do Iguaçu visa impulsionar o crescimento das economias brasileira e paraguaia. O presidente também aproveitou para criticar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
"Isso significa que, para nós brasileiros e para o Paraguai, o que interessa é que as duas economias cresçam. Tem presidente querendo construir muro para pobre não atravessar para o seu país. Tem gente querendo fazer guerra para não permitir que outro passe do seu lado. Nós, latino-americanos, dizemos ao mundo que somos da paz", afirmou Lula.
A ponte inaugurada liga Foz do Iguaçu (PR) à cidade paraguaia de Presidente Franco. A partir deste sábado, as vias estarão liberadas para o tráfego de caminhões. Em vídeo divulgado pela Presidência, Lula reforçou que, na região do Mercosul, o diálogo é pautado pela paz, em referência à tensão militar entre Estados Unidos e Venezuela, no Mar do Caribe.
Lula permanece em Foz do Iguaçu até este sábado para participar da reunião do Conselho do Mercosul. O encontro entre chefes de Estado, porém, não terá a assinatura esperada do acordo entre o bloco sul-americano e a União Europeia.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico