Política

Votação do Orçamento de 2026 é adiada para a tarde e pode incluir análise de vetos

Sessão que analisaria o Orçamento nesta sexta-feira (19) foi adiada para aguardar complementação de voto e possível consenso sobre vetos presidenciais.

19/12/2025
Votação do Orçamento de 2026 é adiada para a tarde e pode incluir análise de vetos
Congresso Nacional - Foto: Reprodução / Agência Brasil

A votação do Orçamento de 2026, inicialmente prevista para o meio-dia desta sexta-feira (19), foi adiada para o período da tarde. Antes de ser analisado pelo Plenário do Congresso Nacional, o projeto da Lei Orçamentária (PLN 15/2025) precisa ser aprovado pela Comissão Mista de Orçamento (CMO), o que ainda não ocorreu.

O relator-geral do Orçamento, deputado Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL), apresentou o relatório final da proposta na noite de quinta-feira (18). A CMO chegou a se reunir na manhã desta sexta-feira para votar a matéria, mas Bulhões solicitou mais tempo para apresentar uma complementação de voto.

O adiamento da votação foi anunciado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

— Há ainda a busca de um entendimento para que, consensualmente, o relatório possa ser votado na CMO e, posteriormente, em sessão conjunta do Congresso Nacional. Naturalmente, vamos adiar a sessão marcada para o meio-dia porque precisamos guardar a deliberação da comissão — afirmou Davi Alcolumbre.

Segundo o presidente do Senado, além da proposta orçamentária e de outros 20 projetos na pauta, o Plenário do Congresso Nacional pode votar vetos do presidente da República. A lista de quais vetos podem ser analisados ainda não foi divulgada.

— Há a busca de algumas lideranças partidárias para o entendimento em relação a alguns vetos que estão acordados com o governo e a oposição. Caso esses vetos tenham consenso dos parlamentares, esta Presidência está disposta a colocar como item extrapauta para a deliberação na tarde de hoje — destacou Davi Alcolumbre.