Política
Comissão aprova reforço em penalização de agente público que desviar doação em calamidade
Projeto de lei prevê punições mais severas para agentes que desviem doações ou recursos em situações de calamidade pública.
A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2218/24, que amplia as penalidades para atos de improbidade administrativa cometidos por agentes públicos durante situações de calamidade pública. O foco está em casos envolvendo arrecadação fraudulenta de doações ou uso indevido de recursos destinados às vítimas, com o objetivo de beneficiar a si próprios ou terceiros.
De autoria da deputada Rosangela Moro (União-SP), a proposta inclui esse tipo de conduta como hipótese de enriquecimento ilícito na Lei de Improbidade Administrativa.
A relatora, deputada Gisela Simona (União-MT), emitiu parecer favorável ao projeto e destacou que a medida reforça o regime de responsabilização dos agentes públicos.
“A ocorrência de ilícitos administrativos em contextos de calamidade revela maior reprovabilidade da conduta, por se dar em ambiente de comoção social, vulnerabilidade coletiva e alocação extraordinária de recursos”, afirmou Gisela Simona.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, o texto precisa ser aprovado tanto na Câmara quanto no Senado.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados