Política
Deputados paulistas solicitam intervenção federal na Enel após apagões
Parlamentares de diferentes partidos se unem para pedir ação do governo federal diante de recorrentes falhas no fornecimento de energia em São Paulo.
A bancada paulista encaminhou um ofício ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), solicitando intervenção federal na Enel – concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica na Grande São Paulo.
O documento foi articulado pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP), com apoio do coordenador da bancada, deputado Jonas Donizette (PSB-SP), e outros 23 parlamentares, representando tanto governo quanto oposição.
Em entrevista ao programa Painel Eletrônico, da Rádio Câmara, nesta terça-feira (16), Baleia Rossi afirmou que os recentes apagões em São Paulo evidenciam a incompetência da Enel na gestão da distribuição elétrica, causando inúmeros prejuízos à população e ao comércio.
O parlamentar lembrou que houve episódios semelhantes em 2023 e 2024, e destacou que as condições climáticas extremas, como os fortes ventos registrados na capital na última semana, não justificam a interrupção do fornecimento de energia por dias.
“A Enel não presta bons serviços e não está se modernizando, não está investindo. Nós queremos resolver o problema”, declarou Baleia Rossi.
Ele ressaltou ainda que a cobrança por providências parte também do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e do governador do estado, Tarcísio de Freitas.
“Temos deputados de esquerda, de centro e de direita, todos unidos neste apelo para que o governo federal não renove essa concessão”, afirmou.
“Há muitos anos, o povo de São Paulo sofre cada vez que aparece uma nuvem no céu. A população fica apavorada porque sabe que vai ter problema com a energia e vai ficar sem geladeira”, acrescentou o deputado.
Baleia Rossi enfatizou que, mesmo após o vendaval da semana passada, milhares de residências e comércios seguem sem luz em São Paulo. “Uma empresa que se propõe a fornecer energia para uma cidade com 12 milhões de habitantes não pode agir dessa maneira”, disse.
Em nota divulgada no domingo (14), o Ministério de Minas e Energia informou que a distribuidora poderá perder a concessão no estado caso descumpra índices de qualidade e obrigações contratuais previstos na regulação do setor. A concessão da Enel em São Paulo é válida até 2028.
Já a Enel declarou que, no domingo, havia restabelecido o fornecimento de energia para 99% dos clientes afetados pela ventania.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados