Política
Comissão aprova exigência de documentação de profissionais para encomenda de carimbo ou receituário
Empresas deverão solicitar registro de médicos, veterinários ou dentistas ao produzir carimbos e receituários; medida visa coibir fraudes e proteger a saúde pública.
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que obriga empresas a exigir, no ato da encomenda de carimbo ou receituário, o registro profissional de médicos, veterinários ou dentistas.
De acordo com a proposta, as empresas deverão manter, por cinco anos, cópia física ou digitalizada da documentação apresentada. O objetivo é comprovar que o profissional apresentou o registro no momento da encomenda e proteger o estabelecimento de eventuais responsabilizações.
O descumprimento da nova regra poderá implicar responsabilização conforme o Código Penal. Caso não haja infração penal mais grave, quem utilizar carimbo ou receituário obtido ilegalmente também estará sujeito a multa.
A medida foi aprovada por recomendação do relator, deputado Allan Garcês (PP-MA), que acatou a versão da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços para o Projeto de Lei 6176/23, de autoria do deputado Marx Beltrão (PP-AL).
“A crescente ocorrência de fraudes envolvendo a aquisição indevida de medicamentos sujeitos a controle sanitário especial evidencia a necessidade de aprimoramento dos mecanismos regulatórios e de segurança”, destacou o relator.
O deputado Marx Beltrão, autor da proposta, afirmou que o projeto busca impedir o uso ilegal de carimbos por criminosos, o que pode representar riscos à saúde pública. “Além disso, atestados médicos falsos causam prejuízos a pessoas e empresas”, acrescentou.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados