Política
Comissão da Câmara aprova saque do FGTS para compra de máquinas agrícolas
Projeto de Lei avança e pode permitir uso do FGTS para impulsionar o investimento no campo
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4515/24, que prevê o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a compra de máquinas e implementos agrícolas. O texto propõe alterações na Lei do FGTS.
Atualmente, a legislação já permite o saque do FGTS em situações como demissão sem justa causa, concessão de aposentadoria, quitação de financiamento imobiliário ou em casos de doenças graves, como câncer, tanto para o trabalhador quanto para seus dependentes.
Os parlamentares seguiram o parecer do relator, deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS), favorável à aprovação do projeto. "Os recursos do FGTS apresentam-se como alternativa complementar de financiamento, capaz de ampliar as possibilidades de investimento", destacou.
O autor da proposta, deputado Defensor Stélio Dener (Republicanos-RR), ressaltou que "a mudança na lei contribuirá para a subsistência do trabalhador rural", lembrando que o agronegócio representa quase 27% das ocupações no Brasil.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Trabalho; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados