Política
Câmara analisa pedido de perda do mandato da deputada Carla Zambelli
Deputados votam parecer da CCJ sobre cassação após condenação definitiva de Zambelli pelo STF; parlamentar está presa na Itália.
A Câmara dos Deputados analisa nesta terça-feira o pedido de perda do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP), condenada em definitivo pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de reclusão por envolvimento na invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O Plenário da Câmara vota o parecer da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), elaborado pelo deputado Claudio Cajado (PP-BA), que recomenda a perda do mandato. Para a aprovação, são necessários 257 votos em votação aberta e nominal.
Carla Zambelli encontra-se presa na Itália após fugir do Brasil em decorrência do trânsito em julgado do processo no STF. O Supremo aguarda o processo de extradição.
A representação contra a deputada foi apresentada pela Mesa Diretora, após comunicado do Supremo, cuja interpretação da Constituição pela 1ª Turma previa a declaração de perda do mandato pela Mesa.
No entanto, a jurisprudência da Câmara sobre processos envolvendo parlamentares condenados em definitivo respalda a análise pela comissão.
Parecer vencedor
O parecer favorável à perda do mandato foi redigido por Claudio Cajado após a CCJ rejeitar o parecer contrário, apresentado pelo deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), que alegou ausência de provas da participação direta da deputada na autoria dos crimes e apontou fragilidades nas provas circunstanciais apresentadas nos autos.
Mais informações em instantes
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados