Política

Câmara vota suspensão de seis meses do mandato de Glauber Braga

Deputados analisam proposta do PT que prevê suspensão, e não cassação, do mandato de Glauber Braga (Psol-RJ), acusado de quebra de decoro.

10/12/2025
Câmara vota suspensão de seis meses do mandato de Glauber Braga
Sessão na Câmara analisa suspensão de Glauber Braga por quebra de decoro parlamentar. - Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (26), requerimento do Psol para que seja votada, prioritariamente, a emenda do PT que propõe a suspensão do mandato do deputado Glauber Braga (Psol-RJ) por seis meses, em vez da cassação definitiva. O requerimento foi aprovado por 226 votos a favor, 220 contra e 3 abstenções.

Para que a emenda que prevê a suspensão seja aprovada, são necessários 257 votos favoráveis.

Se a emenda for aprovada, o parecer do deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), relator no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, fica prejudicado. Caso a emenda seja rejeitada, o parecer do conselho será votado, cabendo ao plenário decidir apenas sobre a cassação proposta por Magalhães.

Entenda o caso
A representação contra Glauber Braga foi apresentada pelo partido Novo, que o acusou de quebra de decoro parlamentar após um episódio ocorrido em abril do ano passado. Na ocasião, o deputado expulsou da Câmara, com empurrões e chutes, Gabriel Costenaro, então integrante do Movimento Brasil Livre (MBL). O episódio foi registrado em vídeo.

Em sua defesa, Glauber Braga afirmou que reagiu após ser perseguido por Costenaro e ouvir ofensas dirigidas à sua mãe, que lutava contra o Alzheimer em estágio avançado.

Mais informações em instantes

Assista ao vivo