Política
Congresso isenta IPVA de veículos com mais de 20 anos
Emenda Constitucional aprovada beneficia proprietários de carros, caminhonetes e ônibus fabricados há mais de duas décadas
O Congresso Nacional promulgou nesta segunda-feira (9) a Emenda Constitucional 137/25, que isenta do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) os veículos com 20 anos ou mais de fabricação. A proposta foi aprovada pelo Senado em março de 2024 e, na última terça-feira (2), pela Câmara dos Deputados.
A emenda altera o artigo 155 da Constituição Federal, proibindo a cobrança do IPVA para carros de passeio, caminhonetes e veículos de uso misto com mais de duas décadas de uso. O benefício também se estende a micro-ônibus, ônibus, reboques e semirreboques.
Notícias relacionadas:
- Congresso entra na reta final de atividades do ano.
- Alcolumbre quer pautar projeto da dosimetria assim que sair da Câmara.
- CCJ do Senado adia votação do PL Antifacção para 10 de dezembro.
Para o presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), a medida “elimina uma distorção que penalizava as famílias mais pobres”.
“Estamos falando de trabalho, de sustento, de mobilidade básica, de gente que depende de carro para garantir o pão de cada dia, de gente que não tem um veículo antigo porque quer, mas porque necessita e precisa”, afirmou Alcolumbre.
“Um automóvel com mais de 20 anos não é, efetivamente, símbolo de riqueza. É símbolo de necessidade e é, muitas vezes, a única ferramenta para não perder o emprego, para levar um filho à escola, para ir a uma igreja ou para chegar ao serviço na hora”, completou o senador.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico