Política
Deputados analisam projeto sobre regularização de imóveis rurais em áreas de fronteira
Proposta permite substituição de certidões oficiais por declaração do requerente e amplia regularização para grandes propriedades, mesmo em áreas com processos de demarcação indígena.
A Câmara dos Deputados iniciou a Ordem do Dia do Plenário e analisa, neste momento, um substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 4497/24. A proposta permite a regularização de imóveis rurais em áreas de fronteira com a apresentação de declaração escrita e assinada pelo requerente, em substituição a certidões oficiais, caso não seja possível obtê-las diretamente do órgão responsável pela base de dados oficial ou se o órgão ultrapassar o prazo de 15 dias para resposta.
De autoria do deputado Tião Medeiros (PP-PR), o texto aprovado pela Câmara foi relatado pela deputada Caroline de Toni (PL-SC), que recomendou a aprovação da versão dos senadores.
O projeto também autoriza a regularização fundiária de imóveis com mais de 15 módulos fiscais — consideradas grandes propriedades — em áreas de fronteira, mesmo quando houver processos administrativos em andamento para demarcação de terras indígenas com sobreposição de áreas, inclusive de terras tradicionalmente ocupadas.
Mais informações em instantes.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico