Política

Comissão aprova adesão do Brasil ao Fundo Multilateral de Investimentos do BID

Senado avança em projeto que fortalece apoio ao setor privado e à inovação na América Latina e Caribe

09/12/2025
Comissão aprova adesão do Brasil ao Fundo Multilateral de Investimentos do BID
Audiência na Comissão de Defesa do Consumidor - Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou nesta terça-feira (9) a adesão do Brasil à quarta fase do Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin IV), administrado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O relatório favorável foi apresentado pelo senador Humberto Costa (PT-PE), e a matéria segue agora para votação no Plenário.

O projeto de decreto legislativo (PDL 242/2025) autoriza a adesão do Brasil ao Convênio Constitutivo e ao Convênio de Administração do Fumin IV, ambos assinados na República Dominicana em 2024.

Considerado uma importante fonte de recursos para o desenvolvimento do setor privado na América Latina e Caribe, o Fumin financia iniciativas nas áreas de microcrédito, apoio a pequenas e médias empresas, cadeias produtivas, capacitação de mão de obra, capital de risco e parcerias público-privadas.

Segundo Humberto Costa, a nova fase do fundo amplia a captação de recursos de múltiplas fontes, fortalece receitas próprias e potencializa a mobilização de investimentos.

“O Fumin está priorizando o apoio às áreas de agricultura sustentável, melhoria da qualidade de vida urbana por meio de inovações do setor privado, criação de empregos, crescimento de empresas intensivas em tecnologia e fortalecimento do ecossistema de inovação. Todos são temas de grande interesse para o Brasil”, destacou o senador.