Política
Flávio Bolsonaro afirma que pai está angustiado com anistia e critica Paulinho da Força
Senador diz que ex-presidente Jair Bolsonaro aguarda compromisso do Congresso e acusa relator de dificultar avanço do projeto.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) declarou nesta terça-feira, 9, que o ex-presidente Jair Bolsonaro está "angustiado" com o andamento do projeto de anistia no Congresso Nacional. Segundo Flávio, Bolsonaro ouviu do presidente da Câmara, Hugo Motta, e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o compromisso de pautar a anistia ainda neste ano.
"Esse projeto da anistia é algo que deixa o presidente Bolsonaro bastante angustiado, porque ele ouviu dos presidentes da Câmara e do Senado o compromisso de pautar o tema. Ele quer acreditar na palavra dos dois até o último momento, pois isso precisa ser apreciado ainda este ano", afirmou Flávio a jornalistas, após visitar Jair Bolsonaro na prisão.
O senador também criticou o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), relator da proposta da dosimetria, que pode reduzir penas, mas não prevê anistia aos presos do 8 de Janeiro. "Não pode o debate ser interditado, de que só se pauta se houver o compromisso com a dosimetria. Quem está interditando esse debate é o relator. Fica aqui mais um pedido para o relator, Paulinho da Força: a palavra final deve ser do plenário, não dele. Não pode o Paulinho da Força decidir quem estará ou não nas urnas em 2026, essa decisão não cabe a ele", declarou Flávio.
Flávio Bolsonaro afirmou ainda que não teme uma possível judicialização do tema, caso seja aprovado pelo Congresso. "Não estou preocupado com o que o Supremo vai fazer depois, esse é outro passo. A competência para tratar de anistia é do Congresso Nacional, e cabe ao outro poder respeitar, porque não há nada de inconstitucional, a não ser que queiram inventar algo para manter esse objetivo deles", completou o senador.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico