Política
Comissão aprova isenção de tributos para doações internacionais a hospitais públicos
Proposta visa facilitar o recebimento de equipamentos e medicamentos doados por outros países, reduzindo burocracia e fortalecendo a saúde pública.
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4791/24, que prevê a isenção do Imposto de Importação (II) sobre bens e medicamentos doados por outros países e destinados a hospitais da rede pública.
A aprovação seguiu a recomendação do relator, deputado Ricardo Abrão (União-RJ), que incluiu emenda exigindo que todos os itens doados estejam registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“Essa isenção poderá constituir um importante mecanismo de fortalecimento da cooperação internacional em saúde e contribuir para reduzir as disparidades regionais no acesso a equipamentos médicos”, avaliou o relator.
O autor da proposta, deputado Josivaldo JP (PSD-MA), defendeu a medida ao destacar a carência de equipamentos, materiais e medicamentos nos hospitais públicos. “Processos burocráticos e custosos mais prejudicam do que contribuem para a saúde pública”, afirmou.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados