Política

Congresso derruba veto e Embrapa fica isenta de taxas para registro de pesquisas

Medida beneficia a Embrapa ao eliminar cobranças de órgãos federais para registro de pesquisas, tecnologias e produtos.

04/12/2025
Congresso derruba veto e Embrapa fica isenta de taxas para registro de pesquisas
Congresso derruba veto e Embrapa obtém isenção de taxas para registro de pesquisas. - Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

O Congresso Nacional derrubou nesta quinta-feira (4) o veto total ao Projeto de Lei 2694/21, que isenta a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) das taxas cobradas para registrar pesquisas, tecnologias e produtos.

De acordo com a proposta, que agora segue para promulgação, a Embrapa ficará isenta, por prazo indeterminado, das cobranças feitas pelos seguintes órgãos:

  • Serviço Nacional de Proteção de Cultivares, do Ministério da Agricultura;
  • Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi);
  • Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama);
  • Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A derrubada do veto foi resultado de acordo entre os partidos, com apoio de 423 deputados e 70 senadores. Para rejeitar um veto presidencial, são necessários pelo menos 257 votos de deputados e 41 de senadores.

O Congresso também rejeitou vetos ao Projeto de Lei 3965/21, que originou a Lei 15.153/25, destinando parte do valor arrecadado com multas de trânsito para custear a carteira de habilitação de pessoas de baixa renda.

Com a decisão, quatro dispositivos serão incluídos na lei, entre eles a exigência de resultado negativo em exame toxicológico para a primeira habilitação, válido para todas as categorias de condutores.

Assista à sessão ao vivo

Mais informações a seguir.