Política
Comissão aprova proibição de cancelamento de bolsas para pesquisa científica
Projeto de lei busca garantir estabilidade aos pesquisadores e continuidade das investigações no país.
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2926/19, que impede órgãos federais de apoio e fomento à pós-graduação e à pesquisa de cancelar, interromper, cortar ou reduzir os valores das bolsas concedidas até o término de sua vigência.
O objetivo da proposta é oferecer segurança e garantias a professores, estudantes e à continuidade das pesquisas científicas durante o período previsto para as bolsas.
De autoria do deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), o texto foi aprovado por recomendação do relator, deputado Professor Alcides (PL-GO).
Segundo o relator, a proposição foi apresentada em resposta ao Decreto 9.741/19, que bloqueou recursos de bolsas de pós-graduação e pesquisa em 2019. Professor Alcides destacou que a prática pode se repetir.
“Cortes de recursos podem levar à interrupção ou suspensão de estudos ou investigações laboratoriais, o que, além de prejudicar a pesquisa, é uma prática que paradoxalmente viola a economicidade”, afirmou o relator. “É oportuno que esses investimentos sejam protegidos, para que essas despesas não sejam contingenciadas”, concluiu.
Próximos passos
Já aprovada pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, a proposta segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.
Para se tornar lei, o texto ainda precisa ser aprovado por deputados e senadores.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil