Política

CRA reconhece Mirim Doce (SC) como Capital Nacional do Melhor Arroz

Projeto de lei aprovado na Comissão de Agricultura valoriza tradição e qualidade do arroz produzido no município catarinense

04/12/2025
CRA reconhece Mirim Doce (SC) como Capital Nacional do Melhor Arroz
Sessão do Congresso Nacional - Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

O município de Mirim Doce, em Santa Catarina, está prestes a receber o título de Capital Nacional do Melhor Arroz. O reconhecimento decorre do Projeto de Lei (PL) 3.037/2023, aprovado na Comissão de Agricultura (CRA) na última quarta-feira (3), e que agora segue para sanção presidencial.

A proposta, originada na Câmara dos Deputados, contou com parecer favorável do senador Jorge Seif (PL-SC).

Localizada no Alto Vale do Itajaí, Mirim Doce tem cerca de 2,2 mil habitantes, que encontram no cultivo de arroz uma das principais atividades econômicas da região.

Durante audiência pública realizada em novembro na cidade, o prefeito Bernardo Peron e o presidente da Câmara de Vereadores, Elesio Borghesan, ressaltaram a tradição de mais de 70 anos no cultivo de arroz e a excelência da produção local, baseada majoritariamente na agricultura familiar e em técnicas históricas de irrigação.

Os participantes destacaram que a conquista do título vai além do simbolismo, tornando-se um instrumento político importante para garantir visibilidade, investimentos e acesso a programas federais para o município e seus produtores.

Para o senador Jorge Seif, o arroz de Mirim Doce é fruto do trabalho árduo, dedicação e paixão de inúmeras famílias produtoras.

— Temos a convicção de que conferir a Mirim Doce o título de Capital Nacional do Melhor Arroz é uma forma de celebrar não só a qualidade do produto, mas também a força da agricultura local e as práticas sustentáveis que cuidam da terra e melhoram a vida da comunidade — avaliou o relator.

Audiência pública

Na mesma sessão, a comissão aprovou requerimento (REQ 52/2025 - CRA) do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) para a realização de audiência pública sobre o PL 77/2020, que propõe conceder ao município de Medicilândia (PA) o título de Capital Nacional do Cacau.