Política

Descriminalização da poda de árvore em caso de risco segue para sanção presidencial

Senado aprova projeto que permite corte ou poda de árvores em situações de risco, caso órgão ambiental não se manifeste em até 45 dias.

03/12/2025
Descriminalização da poda de árvore em caso de risco segue para sanção presidencial
- Foto: Reprodução / Agência Brasil

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (3) a descriminalização da poda ou do corte de árvore em situações de risco de acidente, quando o órgão ambiental responsável não responder ao pedido em até 45 dias. A medida está prevista no PL 542/2022, que agora segue para sanção da Presidência da República.

De autoria do deputado federal Vinicius Carvalho (Republicanos-SP), o projeto altera a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998). Segundo a proposta, o risco de acidente — em local público ou privado — deverá ser atestado por profissional habilitado, que também poderá ser contratado para realizar o serviço.

O deputado argumenta que a demora do poder público em decidir sobre pedidos de poda de árvores pode colocar em risco a integridade física e o patrimônio das pessoas.

Durante a análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a matéria recebeu parecer favorável do senador Sergio Moro (União-PR) em 26 de novembro. O senador destacou que a exposição ao perigo pela falta de poda ou corte de árvore justifica a exclusão de ilicitude da conduta, conforme a legislação vigente.

Para Moro, o projeto equilibra os direitos envolvidos ao conceder um prazo razoável para manifestação da autoridade pública. Após esse período, o cidadão poderá realizar a poda ou o corte sem receio de penalização.

— É um projeto simples, para diminuir a burocracia gigantesca que a gente tem no Brasil. É para empoderar o cidadão, para ele poder se preservar e preservar seu patrimônio. Vai ajudar muita gente — afirmou o senador em Plenário.