Política
Projeto de reajuste de servidores do Senado segue para a Câmara
Proposta aprovada prevê aumentos salariais progressivos entre 2026 e 2029 e reestrutura gratificações dos servidores.
O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (3), o projeto que trata da reposição salarial dos servidores da Casa (PL 6.070/2025). Relatado pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), o texto segue agora para a análise da Câmara dos Deputados.
A proposta prevê aumentos anuais no vencimento básico dos servidores entre 2026 e 2029. O projeto também promove a reestruturação das gratificações, substituindo a Gratificação de Desempenho (GD) pela Gratificação de Desempenho e Alinhamento Estratégico (GDAE). Segundo a justificativa do projeto, a GDAE “busca instituir um modelo de remuneração variável mais moderno e transparente, alinhando-se às melhores práticas de gestão pública”.
O texto ainda propõe mudanças na estrutura das funções comissionadas, com o objetivo de adequar a organização interna à realidade funcional das unidades e às demandas atuais da administração pública. Entre outras medidas, o projeto institui a licença compensatória para servidores que exercem funções relevantes ou acumulam atividades extraordinárias.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, informou que foram apresentadas seis emendas ao projeto. Apesar de considerar todas as sugestões “justas e meritórias”, Davi destacou que as emendas enfrentam limitações legais e orçamentárias, motivo pelo qual foram impugnadas.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados